Primeiras Impressões: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil

20 de abril de 2018


Quer saber as minhas primeiras impressões de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Mais uma vez venho escrever uma postagem coletiva do Projeto Próximo Capítulo. Neste mês, surgiu a ideia de falar sobre as "primeiras impressões" do livro que estamos lendo no momento. A minha leitura atual é A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, da Becky Chambers, publicado pela Editora Darkside no ano passado. Vi muita gente elogiando, mas também vi pessoas próximas a mim que não gostaram tanto. Então, para criar a minha própria opinião, resolvi ler a obra. Então vou contar um pouco sobre o que estou achando a leitura, vamos lá?

Editora: Darkside Books. Ano de Lançamento: 2017. Páginas: 352.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil foi um livro publicado, originalmente, em 2014 e só veio parar nas terras brasileiras o ano passado. Não tendo o costume de ler muitas obras de ficção científica, fiquei com um pé atrás e esperei para ver as resenhas dos leitores brasileiro com mais detalhes sobre a história para saber se era algo que eu gostaria de ler.

Passado alguns meses, vi que era um romance de estreia da autora, ganhador de prêmios e com várias reviews positivas. Resolvi colocá-lo na minha lista de desejados e consegui adquiri-lo com um preço bacana na promoção do Dia da Mulher na Saraiva. Comecei a leitura e me encantei com a escrita logo nas primeiras páginas.

Logo de cara somos apresentados aos personagens que, provavelmente, nos acompanharão na aventura até o fim desse volume. A bordo da Andarilha estão o capitão e os tripulantes e contaremos com a chegada da nova guarda-livros marciana. Todos eles, são responsáveis por cavar buracos de minhoca pela Comunidade Galáctica e  terão um novo desafio pela frente. É a primeira vez que faço uma postagem de "primeiras impressões", mas não quero me estender, com detalhes, sobre a trama para não atrapalhar quem deseja começar essa leitura (pretendo, se possível, dar mais detalhes com a possível resenha a ser publicada).

Era o menor quarto que Rosemary já vira, o mais simples e humilde [...]. Entretanto, considerando tudo, era perfeito. Não podia pensar em um lugar melhor para recomeçar.

A edição merece um elogio a parte. A capa é linda e, com detalhes brilhantes na parte que representa o céu, só deu um charme a mais na arte. Capa dura, folhas amarelas e diagramação confortável, apesar das letras pequenas - característico da editora. Com apenas 352 páginas, os capítulos são divididos em dias e com títulos, bem diferente do que estou acostumada. E a narração é feita em terceira pessoa, o que amplia ainda mais os núcleos da narrativa. 

A história começa confortavelmente, nos apresentando aos personagens e o contexto. Até o momento, não se tornou uma leitura massante ou que, até mesmo, trata o leitor como burro ao ter que explicar cada detalhe das culturas e dos outros povos. Sério, isso é uma das coisas que mais me irritam em ficção científica, pois se os personagens são da mesma "raça" e vivem no mesmo universo, não há necessidade de explicar na narrativa como se estivesse falando com uma criança. Porém, ela nos dá as informações de maneira simples e, até agora, tenho gostado. 

Logicamente já tenho os personagens que me conquistaram logo de cara e outros que eu fiquei receosa de conhecer, por não concordar de suas atitudes. Quero ver como serão desenvolvidos e se a minha opinião será a mesma até o final. Além disso, fiquei ainda mais curiosa sobre o mundo que ela criou e sobre as espécies que foram citadas. Acredito que, como um bom sci-fi, ela poderá abordar questões de política e de preconceito com facilidade. E, claro, ela já levantou algumas questões que eu espero que sejam respondidas ao longo da história, como os motivos da Rosemary precisar de um recomeço. 

Portanto, a trama já me prendeu e, com um ritmo confortável, espero conseguir terminar a leitura nesse fim de semana. O segundo volume chegará nas livrarias em maio e, se eu continuar gostando do restante do enredo da mesma maneira que gostei desse começo,  vou ter que adquirir logo para continuar a minha aventura com a Becky Chambers. Se for uma obra que eu recomende, a resenha será publicada o mais breve possível, tá? Então não deixem de conferir aqui no blog!


E vocês, já leram esse livro? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Oi Dani! Também não sou chegada em ficção, exatamente por essa maneira que os autores têm de escrever coisas muito complexas, cheia de termos que não conhecemos e depois tentar explicar de modo que pareça de fácil compreensão. Achei até bem interessante a premissa, mas não sei se faria a leitura. Tomara que a leitura se finalize ainda agradável para você!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderEliminar
  2. Não imaginava que o livro se tratasse disto, mas eu ficaria como você, com o pé atrás porque sou destas com a questão de ficção científica. Mas gosto das publicações da editora, e sempre dou chance quando vejo algum livro que gosto, mas mais para o lado de terror. Mas este vou esperar um pouco mais para ver as continuações.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Não conhecia o livro e apesar de não ser muito fã desse gênero, a história pareceu mesmo ser boa. Que ótimo que você tem gostado do livro e que as informações tem sido de maneira simples. Espero que sua leitura seja ainda melhor nas próximas páginas e aguardo para conferir a resenha completa!

    www.virandoamor.com

    ResponderEliminar
  4. Assim como você, sempre fico com pé atrás com ficção cientifica, tenho medo da escrita ser muito técnica, mas pelo visto não é o caso, ainda mais sabendo que a trama já te prendeu. Na torcida para que todas as questões sejam respondidas até o final do livro, que é lindo, como todos da Darkside.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Vi algumas resenhas sobre esse livro e tinha achado interessante. Fico contente em saber que a trama já te prendeu nos primeiros capítulos, apesar da edição ser bem linda, acho que não encararia a leitura pois ficção científica não é o meu estilo de leitura preferida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  6. Oie é a primeira vez que vejo a resenha desse livro mas confesso que cahmou minha atenção a historia, eu gosto de ler livros assim com esse tema de ficção cientifica, e já coloquei na minha lista, quero muito esse livro parabéns pela resenha. Sucesso

    ResponderEliminar
  7. Só li e ouvi elogios para com este livro e todo este universo é bem diferente de outros livros do mesmo gênero, mas ao mesmo tempo, traz um pouco de familiaridade com este tipo de narrativa. Quero muito ler.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Já conhecia esse livro, no entanto não me interessei pela leitura, porém pela suas impressões percebe que esta gostando bastante da história, o fato dos personagens terem lhe cativado, e mesmo aqueles que ainda vai conhecer mais profundamente. O me despertou curiosidade foi o fato desse mundo que vai sendo desenvolvido. Irei esperar a resenha para saber mais sobre a obra, e seu desfecho.

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bem?

    Eu acho essa capa tão linda! Aliás, qual edição da Dark não é linda? Muito raro de não ser, seja de qual gênero for é um cuidado especial da editora.

    Confesso que, apesar de achar a capa linda, a obra não me cativou até o momento. É como você disse, em grande parte a repercussão foi positiva, mas também conheço pessoas que não gostaram, no entanto, com todos os livros é assim, certo? Ler é a melhor opção, sempre. Que bom que a história lhe prendeu, pretendo voltar para ler a sua resenha completa, vai que me desperta o interesse. XD


    Beijo!
    Ana.

    ResponderEliminar
  10. Eu nem sabia que tinha continuação, acredita? Acho essa capa linda demais e a história me chama a atenção justamente por abordar preconceitos de certa forma. É uma leitura que tenho postergado faz algum tempo mas baseada em suas primeiras impressões, acho que vale a pena ler logo.

    ResponderEliminar
  11. Oi!
    Darkside arrebenta, né? Essa edição é linda mesmo, infelizmente ainda não tenho ela na minha coleção, mas em breve providenciarei. Eu estou bem curiosa com esse livro, vi muitas resenhas positivas dela e quero ler para tirar minhas conclusões. fico feliz que a história está lhe prendendo e vou esperar ansiosa pela sua resenha!

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  12. Olá! Tudo bom?

    Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas deve ser porque a Darkside não publica muitos livros que de fato me interessem então estou um pouco por fora do seu catalogo. Mas a edição de fato merece elogio, essa editora é uma das melhores para mim nesse quesito! Gostei do fato do ritmo ser confortável, e diferente de você eu gosto quando explique bem as coisas porque eu consigo me prender mais ao universo e ficar por dentro de tudo. Mas adorei ler suas primeiras impressões sobre a obra ♥

    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro, mas, infelizmente, não consegui comprar na promo do Dia da Mulher na Saraiva, porque acabei priorizando outros livros. Adorei saber saber suas primeiras impressões, pois parece ser uma leitura interessante. Fico feliz que o livro não está massante e nem subestima a inteligência do leitor com explicações frequentes e desnecessárias.
    Com relação, não me surpreende saber que está tão linda, pois a DarkSide sempre arrasa.
    Espero que o livro continue assim e seja uma leitura maravilhosa até o final.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Olá, eu ainda não li esse livro, mas quero muito ler ele, mesmo não sabendo até o seu post exatamente do que a história se tratava. Gostei de saber que está sendo uma leitura agradável até agora.

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Eu não sabia que se tratava de uma duologia (?). Assim que pus meus olhos nessa capa, já desejei tê-lo, adoro essa pegada galaxy. Eu também não sabia que era do gênero ficção científica, como esse ano decidi me aventurar por gêneros que não leio com frequência, esse livro é sem dúvidas uma ótima recomendação.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar