Rastro de Sangue: Jack, o Estripador, de Kerri Maniscalco

19 de março de 2018


Quer saber o que eu achei de Rastro de Sangue: Jack, o Estripador, escrito por Kerri Maniscalco? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Quando eu vi a proposta do livro Rastro de Sangue: Jack o Estripador, lançamento de março da Darkside Books e romance de estreia de Kerri Maniscalco, fiquei doida para ler. Ver como seria se a investigação de um dos maiores mistérios do século XIX fosse feito por uma mulher, despertou a minha curiosidade. Por causa disso, aproveitei a promoção de Dia da Mulher na Saraiva para adquirir a obra e comecei a leitura assim que chegou em casa. Vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre ela, vamos lá?

Editora: Darkside Books. Ano de Lançamento: 2018. Páginas: 354.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

1888. Era vitoriana. Jack, o Estripador  começou a matar

Audrey Rose vem de uma família aristocrata. Sendo ensinada desde nova como se portar diante da sociedade, não consegue convencer o pai de ter aulas de medicina forense com o seu tio Jonathan. Então, o mesmo faz isso as escondias, lhe ensinando sobre autópsias e corpo humano, em uma época em que isso não era apropriado para as mulheres.

Ela tem 17 anos e se vê inserida no meio da investigação deu um assassinato que choca a cidade. Por "conhecer" a vítima, acredita que é o seu dever descobrir quem é o culpado e não vai parar enquanto o mesmo não for entregado à justiça. Procurando pistas que podem lhe levar ao culpado, ela tenta provar que, mesmo sendo mulher, pode ter direitos iguais aos homens.

Audrey ainda tem que lidar com um colega que lhe traz a tona diversos sentimentos conflitantes; a superproteção do seu pai, que também não saiu do luto e, ainda luta contra um vício; o irmão que ainda não se decidiu o que fazer da vida, mas tem que lidar com todos os problemas que assolam a família e ainda apoiar a irmã em sua liberdade para ser aquilo que ela quiser; e um tio que é meio louco. Não vou contar muito mais para que, aqueles que querem apreciar essa leitura, o façam como eu: sabendo o menos possível e, assim, se surpreendendo.

Eu revirei os olhos. Curioso era meu tio Jonathan pensar que a prostituição seria demais para a minha convicção feminina e, ainda assim, não achar nada de mais em me deixar ver um corpo ser aberto antes do almoço.

Com uma mistura de "eu vou provar que sou melhor que qualquer homem" e "não é por querer abrir cadáveres que eu não sou feminina", a história é conduzida. A protagonista não é tão girl power como achei que seria e isso me decepcionou um pouco. Ela tenta, a qualquer custo, provar que é melhor que Thomas, um outro aluno do seu tio. Mas permanece confusa com os sentimentos que sente por ele, ora irritada, ora com o coração disparado. Ela é apenas uma adolescente e os as dúvidas sobre as suas próprios emoções e a competitividade que a assola são justificáveis.

Por falar nisso, as suas atitudes infantis, em alguns momentos, também são aceitáveis se pensarmos com calma. Audrey não chegou a idade adulta e, além disso, se curou de uma doença. Após esse episódio infeliz, o seu pai a criou em uma redoma de vidro, com medo que a filha ficasse doente novamente e venha a morrer, como aconteceu com a falecida esposa - a mãe dela. Todavia, ela conseguia mostrar algumas atitudes maduras, mas em outras era uma criança birrenta tentando mostrar que é a melhor.

A cordialidade amigável que eu vinha sentindo em relação a ele congelou-se como uma lagoa durante um inverno particularmente frio. 

Porém, em muitos momentos, eu tinha que lembrar que se passa em 1888, uma época em que as mulheres não tinham voz para nada e que só serviam para casar, ter filhos e gerenciar a propriedade da família. Audrey estar presente durante a investigação e, ainda, ter aulas com o seu tio, é um grande avanço para a época em comparação com as outras mulheres de sua idade. Não dá para pedir que ela tenha a mesma cabeça que as mulheres atuais, já que somos criadas de maneira diferente - e nem preciso dizer que muitas ainda, mesmo assim, agem igual a ela, rs.

Logicamente que a protagonista era privilegiada. Vindo de uma família de aristocratas - que na época isso ainda era importante -, tinha um tio que era médico e ensinava o assunto do seu interesse. Se ela fosse uma adolescente sem dinheiro e sem família com títulos, provavelmente estaria trabalhando como empregada, por exemplo, já que era a realidade da maioria das pessoas da classe social mais baixa. O local que ocorrem os assassinatos, na verdade, era um bairro pobre, superpopuloso, que tinha grande quantidade de imigrantes. Com isso, o desemprego era alto e muitas mulheres acabavam se prostituindo e o assassinatos delas eram "comum". O que realmente chocou, no caso do Jack, era que os corpos delas eram estripados e ele acabou ganhando o título de o "pai dos serial killers" por nunca terem descoberto quem realmente era. 

Minha mãe costumava dizer: "Rosas têm tanto pétalas quanto espinhos, minha flor escura. Você não precisa acreditar que alguma coisa seja fraca porque ela parece delicada. Mostre ao mundo sua valentia".  

Portanto, não posso deixar de salientar a incrível pesquisa que a Kerri Maniscalco fez. Por ser o seu romance de estreia, ela escolheu um tema bem ousado e conseguiu administrar tudo com maestria. A autora começou bem e, para mim, que não tinha grandes expectativas achando que seria mais do mesmo, me fascinou e me cativou com a narrativa. Mostrou que sabe do que está falando, por não só abordar detalhadamente o caso do Jack, mas também sobre a medicina naquele ano e os costumes da população. A ambientação da era vitoriana, nos seus pontos positivos e negativos, está descrita no enredo e nos envolvemos com a época retratada.

Com uma narrativa fluída e envolvente, é narrado em primeira pessoa sobre o ponto de vista da Audrey, que nos dá uma visão unilateral da história, acompanhando o seu dia-a-dia como investigadora. O final, para quem é fã de mistério, não é tão chocante, pois ela usa a fórmula já utilizada por outros autores famosos. Nos mostrou todas as pistas certas, mas o culpado acaba sendo a pessoa que ninguém esperava - e por motivos que nenhuma alma sequer cogitaria. E se pensarmos que os acontecimentos realmente possam ter acontecido, faz todo sentido, já que ela sustenta uma boa teoria sobre o culpado. Espero que, nos próximos, ela conseguia evoluir em sua escrita.

De alguma forma, em meio ao vício do meu pai, um assassino à solta, mulheres mutiladas e baldes de sangue, eu consegui abrir um pequeno sorriso.

Por outro lado, é legal ver todos os pensamentos progressistas da protagonista. Apesar de, em algumas partes agir de acordo com uma pessoa mais nova, ela querer superar os limites sociais e estudar aquilo que gosta - mesmo isso sendo dissecar mortos - é louvável. Além disso, demonstra conhecimento sobre a luta do nosso gênero, inclusive dizendo que a prostituição é um emprego em que as mulheres tinham que exercer por conta das injustiças da sociedade. Sim, o livro nos traz o feminismo na era vitoriana, alguns de maneira sutil, e outros bem escancarados.

Recomendo para todos aqueles que gostam do gênero e que, ainda, não se importam de o protagonismo ser feminino. Além disso, pode ter umas partes bem detalhadas sobre o corpo humano e as autópsias, então não é todo mundo que irá apreciar. Entretanto, a edição da Darkside Books, como sempre, é linda e enche os olhos em todos os detalhes, fazendo com que o preço compense. Eu adorei a história e, sinceramente, estou bem ansiosa para a continuação, em que abordará o Drácula. Espero ver a Audrey ainda mais madura nessa nova aventura.


E vocês, já leram o livro? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Olá!
    Vi esse livro na pré-venda e fiquei com vontade de realizar a leitura. Sou muito do tipo que compra livro pela capa, sem ler sinopses e sendo da Darkside já sei que tem muito mistério e suspense nesses capítulos. Para um livro de estreia a autora ousou e pelo visto foi bem feliz com a narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Que capa linda, e a foto não ficou para trás.
    Esse gênero me fascina e muito. Um livro ousado e bem interessante por sinal. Uma garota de 17 anos investigando um caso tão complexo e ao mesmo tempo tendo aulas de medicina e vendo corpos abertos... Uma loucura! Ótima recomendação!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia esse livro da Darkside, mas não me chamou muita atenção. Não me importo com os detalhes do corpo humano, mas não estou no clima pra ler livros desse gênero.
    Adorei a resenha e a dica, mas vou passar dessa vez!

    Virando Amor

    ResponderEliminar
  4. Oii Dani, tudo bem? Adorei sua resenha!!! Esse livro está no topo dos meus desejados desse ano e estou maluca para poder tê-lo em mãos e ler logo. Sou apaixonada pelo gênero e sua resenha me animou ainda mais. E essa edição belíssima?!! Não aguento com essa editora *-*

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Desde quando fiz a divulgação desse livro, achei a edição espetacular.
    Não é meu gênero de leitura, então é mais um livro que eu gostaria de ter na estante só pela edição mesmo.
    Sua resenha está muito boa e instigante.

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  6. A capa desse livro é um espetáculo! Essa editora sempre arrasa nas edições.

    A história me interessou muito por abordar o assassino Jack, o Estripador. Tenho uma curiosidade em relação a esse caso e saber que a autora levantou uma teoria plausível sobre o culpado me animou a lê-lo. Agora preciso comprar o livro!kkkkkkkk... Só espero não ficar irritada com os momentos de imaturidade da protagonista.

    Nem acredito que a autora abordará o Drácula na próxima história! Não perderei por nada! :D

    Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Quando soube desse livro fiquei empolgada para ler, mas não estou disposta a ler sobre uma protagonista fraca de 17 anos. Achei a proposta ótima, mas perdi a vontade de ler ao saber da imaturidade da personagem principal.
    Ótima resenha. Beijoss

    ResponderEliminar
  8. Oi Dani!
    Quando vi esse lançamento da DarkSide, fiquei bem interessada. Como você disse, é algo um pouco diferente do que estamos acostumadas a ver. Uma personagem feminina investigando o caso do Jack, O Estripador é algo um pouco inovador. Ela não ser tão girl power pode ser um pouco decepcionante, mas como você mesma disse, temos que lembrar em que época a história se passa e que faz total sentido.
    Sua resenha está muito boa. Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Achei muito legal essa ideia de uma investigação conduzida por uma mulher nessa época ms penso que um dos motivos que eu não curto coisas históricas é por causa dessa depreciação da mulher, não que não seja algo que exista hoje em dia, porém quando procuro ler algo é para fugir da realidade, não para ver as coisas ruins que existiam e existem até hoje, a não ser que seja um não-ficção.

    ResponderEliminar
  10. Oi, Dani

    Que pena que a personagem não é tão badass assim. Na realidade a única parte que chama minha atenção na história são as partes que abordam o corpo humano e as autópsias, o restante não despertou minha curiosidade. Também acho bacana quando a gente percebe o trabalho de pesquisa do autor, passa muito mais credibilidade.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  11. Com certeza esse é um tipo de livro que me agradará bastante. Adoro esse tipo de enredo. Mesmo que algumas partes causem desconforto. No entanto, ando querendo mudar um pouco a rota de minhas leituras e retomar alguns gostos literários. O que implica em deixar essa obra um pouco mais para frente.

    Bexus @leitoraconectada

    ResponderEliminar
  12. Oi, eu só tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia do que tratava. achei a premissa completamente instigante e bem interessante, apesar das atitudes mais chatinhas da personagem. Gostei de saber que a autora fez uma boa pesquisa sobre o caso, isso já é algo bem positivo.

    ResponderEliminar
  13. Já comprei mais ainda não li![
    Estou mega ansiosa e fiquei doida assim que lançou!!
    Adorei ler sua resenha! Foi a primeira que eu li desta obra!! <3

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderEliminar
  14. Oi, tudo bem?

    Não tenho muito interesse em livros de terror, sou meio cagona e facilmente impressionada. Mas se tem uma coisa que admiro muito na darkside é o quanto eles dedicam as suas capas uma diagramação perfeita. Dá até vontade de ler. Apesar da sua resenha ter sido maravilhosa e deu pra entender perfeitamente a história, eu passo. Ler sobre partes do corpo de um jeito não vivo não me deixa feliz, rs. Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá Dani!!!
    Eu estava esperando uma resenha sobre esse livro para pensar o mesmo sobre ele, e bem apesar do enredo valer a pena e o próximo sobre um dos vampiros que gosto fiquei um tanto complicado em relação a obra por causa da autopsia.
    Eu sei que estou refletindo se vou colocar a leitura na minha estante ou se não, porém quem sabe?
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Dani!!!
    Adorei a sua resenha apesar de quase não ler esse gênero!!
    Confesso que ficaria meio ressabiada em ler as partes que falam da dissecação do corpo humano, mas estou tentada em dar uma chance ao livro!
    Como sempre a Darkside arrasa com as capas!!
    Bjks!!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderEliminar
  17. Eu fiquei encantada pela capa e pelo fato de trazer investigação na era vitoriana, então corri pra comprar meu exemplar no último dia 8, e agora é conseguir tempo para ler. Pela sua resenha, achei interessante o perfil da personagem e o fato de ela ser coerente com sua época.

    ResponderEliminar
  18. Olá Dani,
    Eu confesso que o primeiro fator que me fez querer ler esse livro foi a capa, pois achei maravilhosa. Fiquei muito contente por ler suas impressões, a primeira até agora, e bastante intrigada para ver como a questão da mulher sem palavra e ser oportunidade vai ser trabalhada nesse livro.
    Acho que nenhum ponto vai me incomodar e vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Olá! Tudo bom?

    Eu literalmente babo por essa capa, eu definitivamente compraria esse livro mesmo não sendo nada o meu estilo de leitura. Confesso que apos ler a sua resenha eu senti aquela curiosidade quase mórbida pelo livro. Acho que eu também teria que me recordar muito em que época o livro se passa, as vezes nas leituras eu acabo me vendo julgando um ato de algum personagem sem levar em consideração as regras em que viviam naquela época ou naquele mundo. Enfim, eu de fato amei a sua resenha, está bem clara e cativante ♥

    Um beijo

    ResponderEliminar
  20. Olá
    Achei esse livro uma maluquice que eu quero muito conferir. Já amei a personagem principal e sua resenha me deixou muito curiosa com todo o resto.
    Beijuh

    ResponderEliminar