As 5 melhores personagens femininas

13 de abril de 2018


Quer saber quais são as melhores personagens femininas, nos livros, para mim? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Como dito antes, eu estou um pouco atribulada e fica um pouco difícil postar atualizações aqui no blog. Eu tinha várias postagens em mente, incluindo uma semana inteira voltada às mulheres em março, mas fiquei impossibilitada com os estudos e outras responsabilidades pessoais. Uma das ideias era nomear as melhores personagens femininas na literatura, do projeto Próximo Capítulo. Então, antes tarde do que nunca, vamos conversar sobre esse assunto.





Fazer essas escolhas foram difíceis. Eu não queria citar as óbvias: Hermione Granger e Gina Weasley, de Harry Potter; Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes; Annabeth Chase, de Percy Jackson; Miss Marple, da Agatha Christie; Liesel Meminger, de A Menina que Roubava Livros; Hazel, de A Culpa é das Estrelas; entre outras. Portanto, eu tentei escolher as que talvez vocês não conheçam, ou que quase nunca são mencionadas, mas que merecem destaques especiais. Não se preocupem, eu não deixarei de explicar os motivos... Vamos lá?

1. Ada, de A Guerra que Salvou a Minha  Vida



Ada é a protagonista dos livros A Guerra que Salvou a Minha Vida e A Guerra que Me Ensinou a Viver, de Kimberly Brubaker Bradley. Ela tem apenas 10 anos e nasceu com o pé torto. A sua mãe poderia ter autorizado uma cirurgia quando ela ainda era um bebê, mas prefere abusar de sua filha, fazendo-a sofrer com esse trauma e trancando-a dentro de casa. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, Ada não se abala e, quando as crianças são mandadas para o interior para serem mantidas a salvo dos bombardeios em Londres, ela fuge com seu irmão mais novo.

Apesar de, em alguns momentos, eu ficar irritada com a sua teimosia e orgulho, Ada é uma personagem que tem muito a ensinar e pode inspirar muita gente - eu estou inclusa nessa lista. Dá para notar o seu amadurecimento ao longos dos anos e como ela floresceu e voltou a ser criança quando estava em um ambiente saudável. Os dois livros entraram para a minha lista de melhores leituras que já fiz na vida. Logo o segundo volume será resenhado aqui no blog.

2. Starr, de O Ódio que Você Semeia


Essa obra é a minha leitura atual. Apesar de não ter lido ela inteira, quebrou o meu coração logo no começo. Não é uma leitura fácil, pode ser desconfortável, mas é muito necessária e eu recomendo para todo mundo - mesmo não sabendo o final. No livro a Starr, uma adolescente de apenas 16 anos, se vê diante de uma situação assustadora: seu amigo, negro, foi assassinado na sua frente em uma batida policial.

Diante de tal contexto, ela nos mergulha diante das consequências desse ataque e como ela vive entre dois mundos. Em um, a periferia onde mora, predominantemente negra; do outro, a escola de classe média, predominantemente branca, onde deve se portar de maneira diferente para passar despercebida. É uma vida cansativa e só o começo para uma garota negra que nos mostra como é crescer em uma sociedade racista.

3. Audrey  Rose, de Rastro de Sangue: Jack, o Estripador


Rastro de Sangue: Jack, o Estripador, é o lançamento da Darkside Books. Sendo uma "releitura" dos casos do icônico serial killer, a Kerri Maniscalco nos conta a história sob a perspectiva da investigação ter sido feita por uma mulher. Esta, Audrey Rose, é uma jovem de 17 anos e que gosta de dissecar corpos, mesmo isso sendo moralmente errado para uma mulher da época.

Esse enredo se passa na Inglaterra Vitoriana, então temos uma mulher que não concorda com os padrões da época. Ela não se importa se pensam que não deveria estudar corpos humanos ou estar a caça de uma assassino. Audrey estava a frente de seu tempo, totalmente feminista e progressista, mesmo que esses conceitos não sejam utilizados na época. Uma história que vale a pena e que anseio ver o amadurecimento da personagem nos próximos volumes da série.

4. Paola, de Sorrisos Quebrados


Em Sorrisos Quebrados, escrito por Sofia Silva, temos Paola, uma mulher que sofreu violência doméstica. Quando ela começou o relacionamento com o Roberto, seu marido, não imaginava o que a esperava. Todos pensavam que ela tinha sorte de ter um homem daqueles na sua vida, mas ninguém imaginaria que o príncipe era, na verdade, um vilão horroroso.

Depois de um ataque, ela fica física e emocionalmente marcada. Porém, vemos a sua recuperação e superação em um romance doce e poético. Paola é uma mulher muito forte, que não sucumbiu diante de situações terríveis e tem muito a nos ensinar, principalmente sobre o amor. A vida não é só preto e branco, então a personagem nos mostra como colori-la.  

5. Alina, de Boa Noite


Alina, personagem de Boa Noite, escrita por Pam Gonçalves, é a minha última recomendação. Ela está no começo de sua vida universitária e já se vê diante de várias problemáticas. Uma delas é por ter escolhido uma área predominantemente masculina e, assim, sofrer machismo por acharem que, por ser mulher, ela não era boa o bastante. Além disso, as estudantes estão sendo drogadas e estupradas nas festas. É uma situação apavorante e Alina não fica calada diante das atrocidades. Ela tenta fazer a parte dela, nos mostra que é uma jovem forte e como a sociedade é injusta e desumana.

É uma história pesada, mas tem uma narrativa leve e fluída. Tirando o fato que, no começo, a Alina não tem o melhor gosto para homens (mas quem nunca gostou de um embuste, não é mesmo?), ela se torna uma inspiração para as jovens e uma leitura necessária, não importando a idade.


E vocês, conheciam alguma dessas personagens ou algumas das obras citadas? Já leram? Quais personagens escolheriam?

Comentários
16 Comentários

16 comentários :

  1. Olá
    Eu não li nenhum dos livros que indicou, mas amei as justificativas para cada escolha. Eu quero muito O ódio que você semeia. Parece incrível. Eu adoro quando encontro personagens femininas bem escritas. Acabei de ler o livro Acredite em mim e a protagonista é bem forte. Ela perdeu os pais bem criança, mas isso não fez com que ela deixasse sua irmã mais nova de lado. E ver o amadurecimento dela no livro também é incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  2. Oooi!
    Eu ainda não li nenhum desses livros, mas sinto vontade de conhecer vários, especialmente Boa Noite e A Guerra que salvou minha vida. Parecem ser leituras muito boas e sempre ouço as pessoas falarem muito bem desses livros.

    Achei bacana você trazer livros que quase ninguém fala nessas tags! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderEliminar
  3. Oiiiii,

    Não conhecia nenhuma das obras e consequentemente nenhuma das personagens, mas achei algumas delas realmente incríveis e que transmitem forças. Fiquei curiosa para conhecer a Star e a Audrey, foram as que mais chamaram minha atenção.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderEliminar
  4. Menina, quero muito ler quatro dos livros que você mencionou e no topo eu tenho O ódio que você semeia. Starr vive a realidade que muitas brasileiras vivem em pleno século 21. Acho que quebrar o coração só mostra o quão forte é a história e o quanto o livro precisa ser lido por todos. O mesmo se aplica a Sorrisos Quebrados,quero muito ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi, conheço alguns desses livros e li Sorrisos Quebrados. Fiquei encantada e a mocinha com certeza merece fazer parte dessa lista.
    Bjs,
    Tell me a Book

    ResponderEliminar
  6. Oi! Dessa lista já li três livros e todos trazem personagens femininas extremamente fortes, sem dúvidas, leria novamente só pela inspiração que elas trazem, rs. Adorei o post! Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Dani! Das personagens citadas, conheço a Paola de Sorrisos Quebrados. Uma obra e tanto.
    Já personagens femininas, eu defendo muito a Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito, ela com certeza é uma das minhas personagens favoritas, por se mostrar tão forte e determinada.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  8. Oi.
    Me identifiquei muito com você agora. Comecei o ano cheia de ideias e é muito triste não conseguir colocá-las em prática por falta de tempo. Adorei a lista e achei legal você ter fugido das escolhas óbvias. Dos livros que você citou ainda não li nenhum, mas mais de um já estava na minha lista.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Oi!
    Adorei seu post! Alguns desses livros eu já tinha ouvido falar, mas tive ainda a oportunidade de ler. Eu entendo bem a sua situação, eu muitas vezes fico cheia de ideias para o meu blog, mas nem sempre consigo seguir o cronograma certinho. Uma personagem que eu acho bem forte e que passa por muitas provações em sua vida sem nunca desistir é a Lily de É assim que acaba.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  10. Conheço todas as obras, embora nunca tenha lido a nenhuma. E embora seja irônico, cada obra que você citou almejo um dia ter a oportunidade de ler um dia. Nem precisa falar que adorei seu post e falar sobre as personagens não óbvias foi uma mega sacada, parabéns! Além de fazer o leitor abrangir seu leque de conhecimento, ainda o deixa - como no meu caso - com mais vontade de ler as obras das quais as personagens fazem parte. Bexus @entrelivroseexpressos

    ResponderEliminar
  11. Oi, tudo bem?
    Vou ter que começar comentando que quanto você falou das personagens óbvias e citou a Gina Weasley tive que discordar fortemente hahaha. Não só não acho ela óbvia como, quando lembro que ela existe, acho uma das personagens femininas mais insuportáveis da literatura hahaha. Sorry, mas tive que falar kkkkk
    Com relação às personagens que você escolheu, eu só conhecia a Starr e ela é realmente uma personagem maravilhosa. Esse livro é um dos melhores YAs que eu já li e é impossível não admirar essa menina que é tão jovem, mas ao mesmo tempo tão forte e inspiradora.
    Adorei o post e quero muito ler os outros livros citados.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Não li todos os livros que você selecionou, mas tenho que discordar de você da Alina de Boa Noite. Achei essa menina bem chata e o livro como um todo não me agradou. O restante anotei as dicas e quero conferir.
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Adoro a Paola de Sorrisos Quebrados, mas confesso que a Sol é especial pra mim. Quero muito ler os livros da Angie Thomas e da Kimberly e o fato de mencioná-las me deixou ainda mais animada para leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  14. Olá!!
    Adorei esse post e dos livros que vc citou só li A Guerra que salvou minha vida e já estou louca pela continuação mas não gosto muito da Ada achei ela bem chata em 90% da leitura e já me disseram que no segundo ela continua assim...
    Estou aqui com O Ódio que vc semeia mas ainda não li,será uma das minhas próximas leituras e quero muito ler Rastro de Sangue a Darkside arrasa nas edições!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/04/resenha-amanha-eu-paro-gilles.html
    Estou com

    ResponderEliminar
  15. Oie!
    Que linda seleção... escolheu livros incríveis, mas que infelizmente não tive ainda a oportunidade de ler :/
    Dos citados por ti, confesso que estou com muita vontade de ler Rastro de Sangue... de verdade. Me encantei pela história, pela personagem e pela edição da obra que está incrível.

    Beijos,
    Mayara

    ResponderEliminar
  16. Olá, tudo bom?
    Das personagens elencadas eu só conheço a Ada e a Paola e concordo plenamente que estejam nessa lista por toda a sua trajetória e pelos traumas que passaram. Quanto as outras personagens, já quero conhecê-las! Amo personagens femininas marcantes e aposto que vou amar essas também. Amei a lista <3
    Beijos!

    ResponderEliminar