Jurassic Park, de Michael Crichton

3 de novembro de 2017


Quer saber o que eu achei de Jurassic Park, livro de Michael Crichton, que originou o filme de mesmo nome? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? A franquia de Jurassic Park voltou em 2015 com o lançamento do filme Jurassic Word. Ótima notícia para os fãs brasileiros que ganharam, da Editora Aleph, o relançamento do livro de Michael Crichton. Servindo como base para o filme homônimo de 1993, Jurassic Park foi escrito em 1990 e conta com uma história mais ampla que sua adaptação cinematográfica com duração de 2 horas. E hoje foi contar como foi a experiência com essa obra!

Editora: Aleph. Ano de Lançamento: 2015. Páginas: 528. 
Skoob, Goodreads. Onde comprar: Amazon, Saraiva.

Os dinossauros estão soltos!

O enredo, conhecido mundialmente, é sobre o convite que um grupo pequeno recebe: visitar um novo parque que é completamente diferente de qualquer outro no mundo, pois é formado por animais pré-históricos extintos há muitos anos. Essa visita era só uma prévia de como seria quando o parque fosse aberto, porém algo dá errado e as pessoas precisam enfrentar diversos riscos para sobreviver.

- Você sabe por que a Fundação Hammond sustenta tantas pesquisas com dinossauros?
- Claro. É porque o velho John Hammond é um maluco por dinossauros.

O roteiro do filme é escrito pelo próprio Michael Crichton, por isso imaginei que a adaptação fosse totalmente fiel ao seu livro. Me surpreendi com a leitura já que apesar da fidelidade, o filme não contém muito mais do que 20% do conteúdo do livro. Algumas mudanças podem ser vistas em relação aos personagens: alguns possuem pouco tempo em tela, porém são mostradas com muito mais importância no livro; as cenas são retratadas detalhadamente, nos transportando para o incrível mundo criado pelo autor; e, além disso, há um aumento na ficção científica e explicações teóricas sobre o que está ocorrendo.

Por isso, o autor consegue nos conduzir para um mundo totalmente novo, envolvido na ficção cientifica de uma maneira simples através de sua narrativa. Durante a leitura, me deparei com várias explicações científicas profundas sobre a clonagem dos dinossauros, sem contar o aprofundamento que Ian Malcolm dá para a teoria do caos para retratar o pandemônio que ocorre no parque (antes mesmo que ocorra algum incidente, mas já prevendo). Porém essas cenas são mescladas com as de ação e perseguição, não sendo, de maneira alguma, chatas ou enfadonhas.

Com isso, as cenas de ação são brutais e minuciosas. Desse modo, me vi dentro do cenário descrito pelo autor e senti na pele o medo que os personagens sentiam naquele momento. Há muitas perseguições não só com o T-rex, mas com os Velociraptors também. Em algumas situações, a narrativa trazia tantos detalhes, que meu coração batia rápido como se eu estive no lugar dos personagens e não conseguia largar o livro para saber o que iria acontecer a seguir. É realmente uma escrita fascinante e cativante.

A única ressalva que eu tenho do livro é o papel da mulher na obra. Tal ressalva foi até debatida num dos extras que a Editora Aleph nos presenteou, me mostrando que não fui a única a ficar incomodada com as personagens femininas. Temos duas, na verdade: Dra. Ellie, que aparece em seus shorts curtos com o único propósito de ser uma "mãe" para as crianças e que não tem muito enfoque na história; e Lex, uma menina insuportável e mimada, que só sabia reclamar e parecia muito mais jovem do que a sua idade real.

Tirando o fato que as personagens femininas não são tão boas quanto as masculinas, posso afirmar que é uma história espetacular. Michael Crichton, que já havia mostrado seus talentos como criador da série ER (Plantão Médico), consegue comprovar seus talentos científicos nesse livro (e espero que na continuação também).

Enfim, se você gosta do filme Jurassic Park, a leitura desse livro é indispensável e vale muito a pena. Pode demorar um pouco mais, por ter mais de 500 páginas e possuir muitas explicações técnicas, mas o autor consegue te conquistar por sua escrita envolvente e você será levado para um mundo totalmente novo.

A Editora Aleph teve um cuidado muito especial com esse livro, onde não notei erros na tradução/revisão. O livro também não possui orelhas, mas tem folhas amareladas e as letras estão em um tamanho agradável para a leitura. Estou realmente ansiosa para a continuação, O Mundo Perdido, que já foi publicado por eles e parece estar em uma edição tão linda quanto a do Jurassic Park.


Comentários
16 Comentários

16 comentários :

  1. Meu marido já leu este livro, e lembro que ele sempre comentou na época o quanto era cheio de detalhes em relação ao filme. Beijinhos... Au revoir!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do filme Jurassic Park, fiquei bastante interessada pelo livro, já que no livro possui muitas explicações técnicas. É um ótimo livro quem é fã não pode perder essa oportunidade de ler o livro, bjs.

    ResponderEliminar
  3. oi!
    Que interessante :D eu não sabia que tinha o livro. Assisti varias vezes Jurassic Park :) Já coloquei o livro na lista de leituras ;)
    bjo

    ResponderEliminar
  4. Oi!
    Eu não sou muito fã dos filmes e não tenho muito interesse nos livros, mas sempre que vejo alguém comentando sobre ele, é sempre positivo. E o que falar dessa edição da Aleph? Está linda!!!
    E achei interessante, no final da edição a editora citar essa questão da representação da mulheres na história. Mostra que bastante gente se incomodou.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Bem interessante hein? gostei, deu vontade de ler bjo

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do filme portando também quero ler o livro, bom saber que o livro é mais completo, acho que vou gostar muito.

    ResponderEliminar
  7. Eu fico pensando como me sentiria lendo um livro sobre os dinossauros do que vendo um filme, porque esta é uma saga que eu amei ter visto, mas ainda bem que o livro é diferente para não ter sido uma cópia.

    ResponderEliminar
  8. Nunca consegui gostar de Jurassic Park,imagino também que não gostaria de ler o livro mesmo tendo diferenças entre eles.

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bom? Amei sua resenha! Eu não assisti Jurassic Park, apesar de saber um pouco sobre o enredo pelas resenhas e críticas que já li sobre filme e também sobre o livro, que quero MUITO ler, pois parece o tipo de trama que costumo gostar bastante :D Espero poder fazer isso muito em breve. Essa edição está mesmo fantástica!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá, eu gosto bastante do universo de Jurassic Park, mas não sei se funcionaria para mim em livro, porque acho que é algo muito pouco palpável em minha memória sabe ?! Não sei. Mas achei interessante , eu nem sabia deste livro.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá, tudo bem?
    Eu achei a edição desse livro linda e fiquei apaixonada, porém, não tenho a menor intenção de ler.
    Detesto os filmes de Jurassic Park, o que por si só faz com que eu não tenha interesse em ler. Além disso, as explicações técnicas são outro aspecto que iriam me incomodar ou, no mínimo, deixar a leitura mais lenta. Por fim, ainda tem essa questão que você mencionou das personagens femininas não serem tão boas quanto os homens na trama e isso também me irritaria muito. Ou seja, esse livro não é mesmo para mim kkkk.
    Mas adorei sua resenha e fiquei muito feliz que você tenha gostado do livro. Para quem gosta dos filmes, com certeza é uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Olá ♥
    Se eu te contar que eu nunca gostei do Jurassic Parck, você acredita?
    É um filme que nunca me chamou atenção e nem quando a editara relançou eu tive curiosidade em ler. Eu achei sua resenha bem interessante e as fotos chamativas, confesso que a única coisa que em chamou atenção é a capa que está toda trabalhada no preto e vermelho e que são cores que particularmente amo.
    Vou passar a dica, mas amei sua resenha.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?

    Esse é o tipo de livro que eu passo a leitura. Nunca me interessei em assistir os filmes, porque morro de medo. Aí nunca me interessei em ler nada relacionado a esse filme. rs Sua resenha ficou ótima e, pra quem curte, tenho certeza que atiçou a curiosidade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá, eu assisti muito jurassic park, quando eu era criança mais hoje em dia eu não sei se leria ao livro e não mais. Gostei muito da resenha eu posso a dica dessa vez

    ResponderEliminar
  15. Oie!
    Meu tio me deu um dvd de Jurassic Park quando eu tinha uns 5 anos, pra me atormentar. Desde então tenho pavor de assistir, acho bem estranho, rs. Sempre fiquei com medo, não curto muito, então não leria. Mas adorei o livro, uma bela edição pra quem é fã ^^

    ResponderEliminar
  16. Olá, tudo bom?
    Cresci vendo os filmes dessa franquia e fiquei surpresa em saber que só encontramos uns 20% do livro no filme! Como sempre amei a história, fiquei super curiosa para conferir a sugestão, ainda mais por saber dessas descrições minuciosas, fazendo com que nos sintamos dentro do cenário! A única coisa que me desanimou um pouco foi esse seu questionamento em relação ao papel da mulher no enredo. Vou ter que ir com a mente preparada para não me irritar com a leitura.
    Amei sua resenha, sugestão mais que anotada! ♥

    Beijos!

    ResponderEliminar