Chico Bento: Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte

15 de agosto de 2018


Quer saber o que eu achei de Chico Bento: Pavor Espaciar, terceiro volume da Graphic MSP? Então leia a postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Continuando a saga de resenhar todos os quadrinhos da Graphic MSP, hoje eu trouxe o trabalho do Gustavo Duarte intitulado Chico Bento: Pavor Espaciar. Criando uma releitura de um personagem tão querida e o mais caipira que existe, ele consegue desenvolver uma história em engraçada sobre invasão alienígena. Vamos conferir o que eu achei?

Editora: Panini Comics. Ano de Lançamento: 2013. Páginas: 82.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

Coisas de Outro Mundo

Os pais do Chico Bento precisam sair e o deixam com o seu primo, Zé Lelé, sozinhos no sítio - apenas acompanhados da Giserda  e  do Torresmo. Mal sabiam  eles que  uma invasão alienígena aconteceria e coisas mirabolantes, que só podem ser de outro planeta mesmo, acontecem. A noite  deles estava longe de ser tranquila.


A história pode parecer simples, mas é muito divertida. A narrativa é fluída e somos transportados  para toda a loucura em que os personagens se deparam. A nave está repleta de objetos surpreendentes, coisas enlouquecedoras acontecem e eles precisam  descobrir como fazer tudo voltar ao normal e encontrarem o caminho de volta para  casa.

Gustavo Duarte, antes de tudo, brinca com diversos elementos: de referências ao próprio trabalho e a outros personagens do Maurício de Souza até a cultura pop e mistérios da humanidade. Muitas das páginas não contém falas, mas isso não é nenhum tipo de empecilho para o ilustrador, já que os seus desenhos se movimentam, nos dando uma sensação diferente: em vez de estar lendo uma história em quadrinhos, parece que estamos assistindo a um pequeno filme.

Os traços são característicos do artista, bem diferentes do original do qual estamos acostumados, mas são complementados por suas cores vibrantes - e, de repente, essas diferenças simplesmente desaparecem e estamos  focados no enredo. A trama de alienígenas invadindo a roça permeia as lendas do interior do Brasil, mas ele soube dar a sua própria interpretação. Eu fui levada para dentro da história e  não queria que esta terminasse, de tão gostosa que a leitura estava.

Enfim, é difícil decidir qual Graphic MSP eu gosto mais. A cada leitura, eu me deparo com uma história incrível e percebo como temos artistas talentosos em nosso país. A escolha de cada um foi acertada e nos deparamos com enredos de diversos tipos, desde os mais maduros aos mais inocentes. Cada um faz a sua própria releitura dos personagens do Maurício, com uma roupagem nova, mas com a essência sendo mantida. Estou, realmente, ansiosa para os próximos. 

E vocês, já leram essa HQ? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?


Comentários
13 Comentários

13 comentários :

  1. Mas, gente, que amor essa obra!
    Eu não conhecia ainda e fiquei aqui morrendo de vontade de ter um também e poder ler. Adorei a sua dica. Eu achei muito interessante a premissa e acho que pode me agradar bastante. Adorei os traços nas ilustrações e a história parece ser ótima também.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Dani.
    Ainda não conhecia essa edição e fiquei completamente encantada!!
    Vou procurar por ela e descobrir o que mais tem...
    Confesso que acho essa ilustração até mais bonita que a original!! kkkkk
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderEliminar
  3. Oi Dani,
    Ainda não li nenhuma Graphic MSP, apesar de ter crescido lendo os gibis da Turma da Mônica. Acho as Graphics salgadas e acabo comprando outros livros. Assim que terminar meus projetos atuais (Myron Bolitar, do Harlan Coben, e Série Vaga-Lume), vou seguir o seu projeto. Parabéns pela ótima resenha de Chico Bento: Pavor Espaciar!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderEliminar
  4. Eu amo seu blog de um jeito que olha... É tudo tão impecável que meu coraçãozinho fica quentinho ao entrar aqui haha eu acho essa edição linda demais, sou completamente apaixonada e acabei presenteando meu irmão, desse modo, qualquer dia desses pego emprestado pra ler, ainda mais depois da sua dica haha

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia essa graphic novel até então, e achei uma fofura! As HQs do Chico são as minhas favoritas, e vê-lo nessa edição me deixou bem empolgada. Vou anotar a dica!

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia essa HQ, mas amei. Fiquei super curiosa e com muita vontade de ler. Pelo que intendi ela faz parte de uma série que está fazendo uma releitura de algumas HQ's que já nos encanta. Anotei aqui para não esquecer e depois vou atrás pra saber mais. E sem dúvidas assim que puder quero folhear essa belezinha. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderEliminar
  7. Oi, Dani! É a primeira vez que vejo essa edição, não conhecia a história. Gosto mto dos quadrinhos da Mônica e Chico Bento, além de ter adorado o traço dessa história.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  8. Oi Dani, tudo bem?
    Adoro o Chico bento e fiquei muito contente por saber que tem essa HQ, apesar de não ter lido nenhuma HQ até hoje. Fiquei muito contente por você ter dito que o livro é divertido, apesar de parecer simples.
    Vou comprar um exemplar pra mim e aproveitar pra dar para meu pai ler, ele ama o Chico Bento!
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Oi Dani, tudo bem? Que legal, não tinha ouvido falar desse quadrinhos da Graphic, achei muito interessante, não leio muitos quadrinhos mas a hora que pego também não quero largar kkk, o Chico Bento é muito conhecido então vai ser interessante ler esse, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Não sou de ler HQ, mas confesso que queria ter todas da turma da Mônica, porque sério, olha esse traço, que coisa linda e original. Amei o enredo também e claro, já quero ler e ter.
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    ainda não tinha visto nenhuma HQ da turma da mônica que não fosse ilustrada pelo Maurício de Souza, adorei os traços desse ilustrador e adoraria ter uma de suas obras em mãos para poder conferir de pertinho, quanto a história não tenho dúvidas de que seja divertida, até porque com um enredo desses e dois personagens tão queridos como o Chico e o Zé, é sucesso na certa.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderEliminar
  12. Oiee Dani ^^
    Que legal! Eu nem sabia que tinha HQ da Turma da Mônica nesse estilo...haha' achei bem legal, mas sabe que eu nunca gostei do Chico Bento? Nem dele e nem do pessoal sobrenatural - que vergonha, esqueci como se chamam kkkk' -, então esse é um livrinho que eu não leria :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Olá Dani!

    Não tenho costume de ler HQ, e a turma da mônica nem fez parte da minha infância por eu nunca ter gostado das revistinhas D: mas eu achei essa HQ muito fofinha pelas suas fotos!

    Beijos

    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderEliminar