Como Economizar ao Comprar Livros?

20 de junho de 2018


Olá pessoal, tudo bom? Faz tempo que eu não apareço, mas mesmo com Copa do Mundo, não deixo de pensar em livros. Eu, na verdade, adoro comprá-los, mas, às vezes nem sempre tenho dinheiro para isso. Então, sempre opto por alguns métodos que me ajudam a economizar e, assim, conseguir comprar mais livros com um valor menor. Claro que isso serve para comprar em lojas pela internet e hoje dividirei alguns métodos com vocês. Vamos lá?


Amo livros, principalmente as versões físicas. Eu leio muitos e-books, mas nada se compara a ter algumas edições na estante, principalmente se forem em capa dura. Porém, quanto mais bonita é a edição, mais caro é o preço de capa. Essa foto foi última compra que fiz e Forrest Gump, por exemplo, chegou a custar R$ 80 quando lançado. Eu não tinha condições de pagar esse valor, mas com um pouco de calma e usando algumas dicas, eu paguei somente R$ 17. Esta é uma quantia que muitas vezes não pagamos nem uma versão brochura, muito menos uma edição especial de 30 anos - como é o caso da obra de Winston Groom.

Por isso, vamos ver maneiras de economizar comprando livros (e que você pode adaptar para comprar qualquer coisa online)?

1. Lista de Desejados

Primeiramente, é lógico, você deve fazer uma lista de desejados. Isso parece um pouco básico, mas o importante é seguir a risca. Muitas vezes vemos promoções e acabamos comprando livros que, futuramente, ficarão parados na estante. Isso porque os vemos um com um preço que achamos bom, mas não é uma leitura que faremos logo. Pode ser que, inclusive, nunca será lido, já que podemos mudar o nosso gosto literário com o passar do tempo.

Então a minha dica principal é fazer uma lista de desejados, mas priorizar as obras que lerá nos próximos quatro meses, no máximo. Se não há essa certeza, pode deixar para comprá-lo em outro momento.

2. Pesquisa e Comparação de Preços

Com a lista pronta, é o tempo de pesquisar e comparar os preços. Eu indico dois sites que utilizo constantemente: Buscapé e Zoom. Ambos possuem diversas funcionalidades: além de indicarem sites confiáveis para compra, fazem uma comparação de preços, incluindo o frete, e também indicam o menor preço que o item teve nos últimos seis ou doze meses. Ademais, você pode se cadastrar (sem pagar nada) e pedir para ser avisado por e-mail quando o produto que quer, estiver com o preço desejado. Assim, não há como perder uma boa promoção.

3. Ficar de Olho nas Promoções

Por falar de promoção, nada melhor do que uma para comprar livros, não é? Eu já perdi algumas por simplesmente não saber quando ocorre - e quando fiquei sabendo, já havia terminado. Para que o mesmo não aconteça com você, a minha dica é ficar de olho nas redes sociais das lojas e também se cadastrar por e-mail nos sites delas (que é gratuito e ficará sabendo das novidades em primeira mão). Alguns blogs e perfis pessoais também postam quando um livro está com um preço baixo, então é bom seguí-los. Porém, algumas datas sempre acompanham preços baixos: aniversário das lojas (como o dia 12 de julho para a Amazon), Black Friday e Dia da Mulher. É só ficar de olho!

4. Cupom de Desconto


E se tem uma coisa melhor que promoção, é promoção + cupom de desconto.  Isso é uma cultura presente há tempos em outros países que ganhou o gosto popular em terras tupiniquins. O Cupom Válido, por exemplo, é um site em que você encontra diversas lojas e, quando escolhe uma delas, ele mostrará links ou códigos que contém descontos em determinados produtos. Lá também tem tutoriais  de como usá-los, onde colocar esses códigos em cada loja e explicações detalhadas como funciona cada tipo de desconto.

Além disso, também indica quais são as maiores datas promocionais desses estabelecimentos (como falado no item anterior), além de mostrar quais são confiáveis e até mesmo mais detalhes sobre eles - como a história, contato e aplicativos. Não é necessário nenhum cadastro e nem pagar nada para aproveitar, mas dá para cadastrar o e-mail ou seguir nas redes sociais para saber sobre os melhores cupons ativos. É bom visitá-lo e ganhar aquele belo desconto!


E vocês, já utilizaram alguma dessas dicas? Sabem de alguma que eu esqueci de mencionar? Qual?


Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Nunca compro livro por mais de R$ 20,00, dependendo da edição claro. Sempre espero promoções e cupons. Dá muita vontade de se jogar nos lançamentos, quando quero muito ler, mas o preço é tão absurdo que prefiro esperar e comprar mais livros com o mesmo valor quase.
    Adorei as dicas!
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Oiee ^^
    Antes eu até tinha lista de desejados, mas agora ela é mental mesmo...haha' Claro que existem alguns livros que eu quero ler mais que outros, mas eu nem compro mais livros mesmo kkkkkk' cometi um deslize comprando dois livros do Michael Grant, mas eu já estava há quase um ano sem comprar livros e andava doida pelas continuações dos livros dele, então já me perdoei...haha'
    Sempre procuro cupons de desconto e compro através da Meliuz, para ganhar um tiquinho do dinheiro de volta...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderEliminar
  3. Oi.

    Eu sempre procuro vários lugares para comprar livros, sempre pesquiso preços e as melhores condições. As vezes monto listas de desejados, mas sempre tenho os nomes que quero quando vou comprar. Sempre procuro cupons em grupos para abaixar ainda mais o valor, rsrsrs.

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bem?
    Ótimas dicas! Eu costumo seguir todas essas, mas a mais difícil é a lista de desejados. Eu sempre acabo caindo em tentação e comprando algum que não estava na minha lista. Porém, só compro quando a promoção realmente vale muito a pena e sempre monitoro os preços. E quanto tem cupons de descontos, é melhor ainda hahaha.
    Adorei o post e as dicas, afinal, economizar é sempre bom.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Oie, desde quando descobri o Cumpo Valido a minha vida foi salva hahaha eu nunca mais vou esperar promoção ou data especial para comprar livros, é uma baita mao na roda, ne? Suas outras dicas são super válidas, parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu sempre fico de olho nas promoções, elas me ajudam muito a economizar, e manter uma lista de desejados também é muito útil para não comprar livros que nem quero tanto.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Eu sigo todas as suas sugestões, menos a do cupom porque conheci a gora, mas ainda assim, acho que ando gastando demais com livros...
    Excelente post
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Ótimas dicas! Eu mesma só compro em promoção e promoções daquelas bombásticas, em que os livros saem quase de graça hahaha. Uma outra dica bacana é o site Meliuz, por recebermos uma pequena porcentagem do que pagamos de volta, uso muito.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Já utilizei todas, pensa em uma pessoa que só compra coisas baratas, sou eu mesma inclusive livros. Eu sempre economizo para comprar na promoção para poder comprar mais livros. Até hoje tem dado certo.
    Beijo e ótimas dicas

    ResponderEliminar
  10. Oi, Dani

    Eu tenho lista de desejados e o bom é que pelo menos na Amazon, onde eu tenho, vai mostrando o quanto o livro baixou desde que foi adicionado na lista. Não usei o cupom válido até agora, mas acho que nem deve ter a Amazon e eu só compro nela. Estou esperando ansiosamente o Amazon Day!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Eu adoro promoções, descontos progressivos, quem nunca os utilizou né.
    Acho que se feitos em sites confiáveis vale a pena.
    Assim diminuímos nossa pilha de desejados.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  12. Olá, tudo bem?
    Adorei suas dicas, principalmente porque estes dias tenho comprado livro sem controle, e com suas dicas vou analisar para poder economizar nessas compras.

    ResponderEliminar