Alien, de Alan Dean Foster

7 de maio de 2018


Quer saber o que eu achei de Alien, livro romantizado por Alan Dean Foster, lançado após o filme? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Nos últimos tempos tenho me desafiado a ler outros gêneros. Eu estava tão acostumada a determinados assuntos, que ficava em uma bolha literária e não me arriscava a sair da minha zona de conforto. Como tenho um gosto eclético para filmes, acreditei que também teria para livros, só precisava achar a época certa para ler e obras que me agradassem. Para me aventurar em ficção científica, decidir pela história de Alien, longa que eu adoro e achei que seria uma boa oportunidade para saber se eu também ia adorar a versão romantizada. Então, hoje contarei um pouco sobre o que eu achei dela. Vamos lá?

Editora: Aleph. Ano de Lançamento: 2015. Páginas: 328.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

Um novo tripulante está na nave

Acho que todo mundo já está cansado de saber sobre Alien. A nave Nostromo levava  os seus tripulantes para casa, numa viagem que eles passariam dormindo. Porém, subitamente, foram acordados, já que a Mãe, o computador central desta nave, detecta um pedido de socorro nas proximidades.  Eles precisam atender a esse chamado, então três, dos sete que estão presentes, decidem investigar.

Afinal de contas, foi a curiosidade que levou a humanidade de sair de seu mundo isolado e sem importância e atravessar o abismo interestelar. Mas também se lembrou do ditado: “A curiosidade matou o gato”. Tomou a única decisão lógica.

O começo é um pouco lento, logo nos primeiros capítulos, porém a leitura aumenta de ritmo e me envolveu nas suas descrições. Apesar de  não estar acostumada com o gênero, o suspense e terror existentes na narrativa me atraiam e eu não desgrudei enquanto não soube como terminaria. Apesar de já conhecer a história, ainda me vi encantada pelos seus personagens e o seu desenvolvimento, principalmente em relação as personagens femininas fortes, o que vai de acordo com o Scott Ridley - diretor do filme - que sempre acreditou em igualdade de gênero.

Apesar de se manter fiel ao filme durante a maior parte, essa novelização possui pequenas divergências da obra original. Entretanto, nada que fará com que aquele fã fervoroso da franquia fique irritado, apenas mudanças sutis que foram necessárias por serem dois formatos diferentes e precisarem de diferentes recursos para cativar o seu público-alvo. Entretanto, ainda prefiro o longa, acredito que por fazer parte da minha infância - sim, assisti quando era criança e fiquei fascinada.

Súbito, ela vislumbrou pela primeira vez a criatura, perfeitamente encaixada no interior do capacete, como um molusco em sua concha.

A edição, lançada pela Editora Aleph, é bonita e contém alguns extras interessantes, além de possuir uma capa linda e uma ótima revisão. A única coisa ruim é que eu, sem querer, derramei refrigerante enquanto lia e manchou um pedaço da lateral. Me condeno até hoje por causa disso, mas redobrei os meus cuidados com alimentos/bebidas perto dos meus livros agora para que nada de ruim aconteça novamente.

Portanto, é uma leitura para qualquer fã de ficção científica/suspense/terror. Não importa se você assistiu ou não a obra original - até qual a ordem escolhida -, as duas formas podem agradar. É uma história sensacional e que merece o sucesso que  tem. Vale muito a pena a leitura!

E vocês, já leram esse livro? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Gostei muito da definição bolha literária, ainda mais porque já vivi isso. Fico satisfeita em saber que o ritmo do livro melhora, pois pra mim é um clássico dos cinemas. Adoraria ler o livro e realmente a edição parece estar lindona e acabei de sofrer aqui por você ter derramado refrigerante em seu exemplar, triste.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi Dani!
    Como você, também venho tentando ler outros gêneros que não estou tanto acostumada. E o principal é a ficção científica, e venho encontrando muitos livros excelentes e estou cada vez mais gostando do gênero. Mas, diferente de você, Alien não fez parte da minha infância, nem faz parte do meu gosto cinéfilo, então não tenho interesse em ler o livro.
    Adorei o seu post!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu não conhecia o livro e achei a edição bem caprichada, o que sempre me enche os olhos. Não sou de ler este gênero, mas quero conhecer esta história aqui.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Oi Dani. Li o livro original há muitos anos atrás, e agora confesso que não me lembro muito bem da história, lembro que eu gostei, embora não tenha entendido muita coisa. Vi o filme e tirando as melecas, foi um filme que gostei de ver. Essa adaptação não sei como ficou, embora acredite que seja menos tensa e densa do que a obra original.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca li e confesso que não fiquei muito interessada. Amo suspenses, mas ficção científica e terror não são bem minha praia. Às vezes até arrisco leituras semelhantes, mas é raríssimo.

    Creio que nunca sequer vi o filme dessa história. Não consigo lembrar.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro e fiquei feliz em saber que você se prende nas descrições, é uma das coisas que amo ao ler. Eu também tenho um gosto bem eclético para filmes, mas livros? Não consigo e espero encontrar um bom que me faça mudar esse detalhe. Fico feliz que gostou, mas no momento irei deixar a dica passar ❤️

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá, muito boa a sua resenha. Confesso que ainda não vi o filme e ele não chama muito a minha atenção, mas acho que leria o livro sim, pois estou mesmo a procura de mais obras nesse estilo e pelo seu post essa me parece uma boa leitura.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Eu tenho verdadeiro pavor desse bicho hahaha Não consigo ler nada e nem assistir filmes sobre Alien.
    Mesmo você trazendo uma instigante resenha e mostrando o quanto apreciou a leitura, essa dica vou precisar passar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bem?
    Vou te confessar que, ao contrário de você, eu não gosto dos filmes de Alien e não tenho a menor curiosidade de ler o livro. Eu até gosto de ficção científica, tanto em livros quanto em filmes, mas me recuso a ler ou assistir qualquer obra que tenha terror, como é o caso de Alien.
    De qualquer forma, fico feliz que a leitura tenha te agradado e que, apesar de ter algumas diferenças em relação ao livro, não seja algo que vá incomodar os fãs. Acredito que para quem gosta dos filmes ou simplesmente queira se aventurar lendo uma obra de ficção científica/terror, esta seja uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Apesar de ser fã de terror, ficção cientifica não é meu forte e Alien então... Detesto, mas tenho vontade de ler esse livro que é lindo e ver se realmente não gosto de Aliens.
    Amei a foto assim como a resenha
    Beijuh

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Ando numa fase de me aventurar por outros gêneros também, por exemplo acho ficção científica fascinante, mas não lia muita coisa do gênero, esse ano foi que decidi me dedicar e acabei gostando do último livro que li. Já ouvi falar muito nesse livro e até no filme, porém, confesso que acho essa capa um pouco aterrorizante, além disso tirando o fato de ter aliens, não sabia nada sobre a história. Agora que sei mais a respeito, estou tentada e muito curiosa sobre essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Ah! Gostei da sua resenha, anotei a dica para passar a um amigo que curte esse tipo de leitura.
    Eu infelizmente não gosto muito de livros assim e passo a dica dessa vez.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    não sou muito fã do gênero nem para livros e nem para filmes. Para falar a verdade eu ando dentro dessa bolha literária que você citou e as vezes até me desafio a dar uma espiada no mundo lá fora, mas atualmente estou bem confortável com meus incontáveis romances. Fico feliz que tenha gostado da experiência, é sempre bom conhecer novos gêneros e autores.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderEliminar
  14. Oii, tudo bom?

    Eu não gosto de ficção científica, nem filme eu assisto, é algo que não me chama a atenção em nada, por isso não leria.
    Pra falar a verdade nem sabia que existia esse livro, para os fãs deve ser uma boa pedida mesmo com essas sutis mudanças. Que pena que você derramou refrigerante, acontece.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  15. Olá, tudo bem?
    Juro que não sabia que existia um livro da série de filmes, e apesar das diferenças que você citou, estou louco para o ter em minha estante. A capa achei lindíssima, assim como sua resenha. Dica mais que anotada.

    ResponderEliminar
  16. Ola! Nossa, que capa mais linda! Conhecia esse livro de ver nas livrarias, mas confesso que ele tem o tipo de historia que eu naturalmente passo longe haha sou bem medrosa, sabe? Então eu fujo do terror e ficção científica não é o tipo de história que eu curto, na verdade, é o gênero que eu mais corro. Então, terei que deixar sua dica passar por hoje,

    beijos
    Mayara

    ResponderEliminar
  17. Oii Dani, tudo bem? Sou apaixonada nessa capa, acho linda! E gostei muito da sua resenha e ver que gostou da leitura. Adoro o gênero e acho que irei curtir bastante também, então a dica foi anotada :) Ah, eu não assisti o filme!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Olá Dani, tudo bem?
    Eu não tive a oportunidade de ler muitas impressões sobre esse livro, mas fiquei muito curiosa para ler, pois gosto muito do gênero. A única coisa que não me agrada muito foi o começo um pouco lento. Entretanto, vou anotar a dica e espero que curta a leitura como você gostou.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderEliminar
  19. Nossa, não sabia que Alien era um livro, na verdade a maioria dos filmes são né.
    Achei a capa linda e fiquei com vontade de ler, embora não seja meu genêro preferido (a tal da bolha literária haha).
    Bjs

    falandocomaali.blogspot.com

    ResponderEliminar