Trago Seu Amor de Volta Sem Pedir Nada em Troca, de Ique Carvalho

12 de março de 2018


Quer saber o que eu achei de Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca,  de Ique Carvalho? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Eu, sem esperar, ganhei esse exemplar da Editora Sextante em um encontro de blogueiros que rolou lá na Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Além disso, tive a oportunidade de conhecer o autor e fiquei encantada, então logo fui ler a obra, enquanto ainda estava na Cidade Maravilhosa. E não é que me apaixonei pelos textos do Ique Carvalho? Hoje, vou contar um pouco sobre o que eu achei de Trago seu Amor de Volta sem Pedir Nada em Troca. Vamos lá?

Editora: Sextante. Ano de Lançamento: 2017. Páginas: 240.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

A vida não é um conto de fadas

O Ique Carvalho estava vivendo uma vida feliz. Não era perfeita, mas ele encontrou a felicidade e vivia na sua cotidiana simplicidade. Porém, em uma mesma semana, a sua vida vira de cabeça para baixo e ele fica sem chão. O seu pai é diagnosticado com uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Além disso, para piorar, a sua namorada terminou o relacionamento dos dois. Sem saber o que fazer, ele simplesmente encontra um refúgio no seu blog pessoal, onde encontra um local que pode compartilhar os diversos sentimentos.

Porque, se a pessoa não me deu uma chance, a vida me dá um monte.

O livro é repleto de textos, onde ele descreve um pouco da sua vida ou em que ele se comunica com alguns de seus leitores, respondendo as dúvidas que mais lhes afligem. Ele divide todos os momentos, os bons e os ruins, repleto de uma linguagem sentimentalista e que pode encantar quem lê. Ele fala muito sobre o amor, não somente o romântico, mas aqueles que sentimos por nós mesmos e por todos aqueles que nos rodeiam - principalmente a nossa família.

Amor ensina a sorrir.
E o coração, a nunca desistir.

Eu chorei, chorei muito e chorei horrores. Alguns textos são tão carregados de emoções que, quando vi, não conseguia enxergar um palmo a minha frente por conta das lágrimas que escorriam. Outros, simplesmente me aqueciam o coração e mostravam que eu não estava sozinha no mundo.

A virada é apenas uma contagem regressiva.
O que realmente muda a sua vida
são as escolhas
que você faz todos os dias.

A leitura foi realizada em um momento em que passava dificuldades familiares. Meu avô, que estava doente há anos, piorou consideravelmente. Então, ele acabou tocando uma ferida aberta. O Ique tem o poder das palavras e consegue mostrar a sua sinceridade e me provou o motivo de ter tantos fãs - e que acabou ganhando mais uma.

Às vezes, o que acontece uma única vez pode alterar para sempre o que você sente.

Ele também explora sobre os relacionamentos românticos e sobre encontrar aquela pessoa que podemos dividir a vida. Não há uma fórmula secreta ou dicas de como conquistar a pessoa amada. O autor simplesmente consegue mostrar, com detalhamento pessoal, a sua visão sobre os sentimentos amorosos. Sobre sacrifícios, doação e importância. Sobre valorizar a si mesmo e quem amamos.

se você for a pessoa mais sortuda desse planeta
a pessoa que você ama irá te amar de volta.
E quando isso acontecer,
nem você nem ela vão querer ir embora.

Há, inclusive, uma playlist criada especialmente para o livro. Eu não a conhecia, porém adorei as escolhas e, se você decidir ler, não deixe de escutá-la também. Muitos podem considerá-lo um livro de "autoajuda", mas eu, que não tenho o costume de ler o gênero, me vi cativada com as crônicas e sei que podem surpreender os meus semelhantes. Eu prefiro não me estender, para vocês conseguirem ler de cabeça aberta e sem expectativas gritantes que atrapalham a experiência da leitura.



Portanto, só posso finalizar dizendo que a edição é belíssima e combinou perfeitamente com a obra. Eu, então, recomendo para todas as pessoas que não se importam em se envolver com diversos textos com tamanha beleza que pode emocionar. É sobre a família, sobre o amor, sobre companheirismo e, acima de tudo, aproveitar a vida ao lado das pessoas que nos importamos, pois a ela não é eterna e precisamos desfrutar das pequenas coisas, sem arrumar desculpas banais. É lindo e merece ser lido por todos!


E vocês, já leram esse livro? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não fazia a mínima ideia do que ele tratava em suas páginas. Adoro leituras envolventes. Suas palavras me instigaram a querer lê-lo. Vou acrescentar ele na minha nada pequena lista de livros a se adquirir e ler quando possível.

    @leitoraconectada

    ResponderEliminar
  2. Eu amo amo este livro só pelas resenhas que eu leio. Acho que toda reflexão que ele trás, seja com bons ou maus momentos é tocante, pelo menos é o que sinto pelas resenhas. Acredito que também irei chorar horrores quando ler.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Uuau eu confesso que pelo título eu não imaginava que fosse um livro com tantas emoções assim! Pela resenha o autor é mega sensível e gosto de fato de trazer diversos tipos de amor! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  4. Oi! Não sou muito fã de obras que tenham essa pegada um pouco auto-biográfica, de auto ajuda e tal, mas quero dar uma chance para esse livro! Achei a edição muito fofa! Muito delicada e bonita!
    Bjoxx

    ResponderEliminar
  5. Olá Dani, tudo bem?

    Esse livro é maravilhoso. Eu li todos os livros do Ique Carvalho e venero esse homem como se não houvesse amanhã.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderEliminar
  6. Menina, eu não daria nada por essa obra, acredita? Agora com sua resenha to de queixo caido haha que demais! Eu amo esse formato de obra, um compilado de textos que tocam o nosso coração, como sou chorona eu provavelmente também nao veria um palmo na minha frente. Dica anotada!

    ResponderEliminar
  7. Eu não conhecia o livro, mas achei a proposta bastante interessante. Imagino que cada um desses textos, podemos dizer quase um desabafo é carregado de emoção. Eu fui na bienal em 2017, mas geralmente não dá tempo de participar de encontros e debates pq só vou durante um dia. Que sorte ganhar o livro lá.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderEliminar
  8. não conheço o autor, mas já tinha ouvido falar da obra.
    A proposta é bem diferente do que eu estou acostumada, mas é sempre bom sair da zona de conforto e descobrir algo novo, não é mesmo??
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica! Anotada!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Oi amada!
    Quando vi a capa, não me chamou atenção, não dei mta coisa por ele, mas sua resenha me deixou curiosa, adoro histórias que emocionam e como vc diz que chorou mtooooooo, talvez eu curta tmbm e me emocione!
    Beijos
    Overdose Literária

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Eu li esse livro e fiquei simplesmente encantada com a escrita do Ique, mas principalmente desse amor que ele tem pelo pai e por essa família. Seu Juarez roubou a cena e me deixou emocionada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  11. Oi Dani!

    Tudo bem? Assim, não sou muito fã de livros com essa pega sabe? Já tentei ler alguns, mas simplesmente não funciona pra mim.

    É ótimo que tenha achado o texto sensível e que tenha te emocionado tanto a ponto de tê-la feito chorar, mas honestamente vou passar a dica.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderEliminar
  12. Oie!
    Confesso que olhando pela capa e pelo titulo, jamais imaginava que o livro teria esse ambito mais sensivel e tudo mais. Nao sou uma pessoa muito chegada em livros de auto ajuda e essas coisas, mas achei a sua resenha bem interessante que talvez possa dar uma chance pra historia

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá, ótima a sua resenha. Parece ser um livro muito, muito emocionante mesmo. Preciso preparar meu coraçãozinho (e o estoque de lenços, rsrs) para quando for ler ele.

    ResponderEliminar
  14. Oie!

    Não sou muito de ler esse gênero, achei muito interessante essa obra e a proposta do autor, irei indicar com certeza para um amigo, e notei que muitos livros estão saindo nessa mesma base de texto em estilo conversa com os leitores e estão fazendo bastante sucesso!

    Bjss

    ResponderEliminar
  15. Olá Dani,
    Estou bem ansiosa para ler esse livro, pois adoro livros com textos inspiradores e emocionantes e esse parece ter tudo isso. Achei muito legal o que você disse sobre suas emoções transbordarem e você chorar a ponto de não enxergar mais nada.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderEliminar
  16. Olá,

    Sempre vejo o Victor do Geek Freak indicando os livros do Ique. Tenho curiosidade de conhecer sua escrita e seus livros, principalmente se forem no mesmo estilo do Fred Elboni. Confesso que não costumo ler textos mais curtos, no entanto, esse ano estou me aventurando por gêneros e estilos literários diferentes dos com os quais estou habituada.

    ResponderEliminar
  17. Olá, tudo bom?
    Tenho muita curiosidade em conhecer os textos do Ique, principalmente por ter sido ajudada por textos semelhantes quando passei por uma situação difícil na minha vida. Amo textos que nos passam verdade, que conversam com a nossa alma e os que este livro traz, pelo que nos contou, parecem ser exatamente assim. Já anotei a sugestão! Espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Esse livro está na minha lista de desejados, acho tão incrível uma pessoa com poucas palavras conseguir fazer a gente se sentir melhor, mudar alguns pensamentos e se amar mais.
    O fato do livro ser emocionante me faz querer ainda mais cmoprar esse livro pra ontem, pois é aí que vemos as palavras mais verdadeiras

    ResponderEliminar
  19. Oi.

    Eu geralmente não leio nada da Sextante porque os livros não faz muito meu estilo. Este, infelizmente, não me atraiu. A sinopse não me interessou, e eu não acho que ele faz muito meu estilo. Vou passar a dica dessa vez.

    ResponderEliminar
  20. Ah eu quero esse livro tipo para ontem, desde que soube de seu lançamento que venho desejando esse livro, e agora que fiquei sabendo que se trata de uma reunião de textos ei quero ele mais que tudo... Amei sua resenha e sua dica...

    ResponderEliminar