A Improvável Annelise, de Taty Azevedo

4 de outubro de 2017


Quer saber o que eu achei de A Improvável Annelise, primeiro livro da Taty Azevedo publicado pela Editora Astral? Então continue lendo a postagem! 

Olá pessoal, tudo bom? Hoje estou postando a primeira resenha do blog e escolhi a minha última leitura: A Improvável Annelise, de Taty Azevedo, publicado pela Editora Astral Cultural. Eu ganhei esse livro em um encontro de blogueiros que a editora promoveu na Bienal do Livro do RJ no mês passado. Eu conheci a autora e ela é uma fofa, por isso coloquei essa leitura na frente de outras e agora vou contar um pouco sobre o que eu achei dessa obra.

Editora: Astral Cultural. Ano de Lançamento: 2017. Páginas: 272.
Skoob, Goodreads. Onde comprar: Amazon, Saraiva.

O Improvável Sempre Acontece

Sabe quando você tem baixas expectativas em algum livro, por ter receio de ser ruim, mas acaba sendo surpreendido positivamente? Foi o que aconteceu comigo e esse livro.

Nele, se conta a história de Annelise, uma menina que é metade austríaca e metade brasileira. Apesar de falar português fora de casa, dentro é somente pronunciado o alemão. Então, quando os pais pedem que ela vá para a Áustria estudar, ela se recusa. Sendo uma menina caseira e apegada a família, não quer deixar o país sozinha. Por que os pais não mandam sua irmã gêmea Elissa, que sempre sonhou em viajar pelo mundo? Ela só quer ficar nos cânions de Santa Catarina, no hotel em que os seus pais cuidam.

Apesar de todas as discussões, eles são inflexíveis sobre enviá-la para lá. Não tendo outra alternativa, aceita com a ressalva de que, se não se adaptasse em seis meses, voltaria para casa. Mal sabia Annelise que, depois de um mês, a sua vida viraria de cabeça para baixo: sua irmã liga e avisa que seus pais morreram em um acidente.


Tentando voltar para o Brasil, é detida por pessoas que se dizem amigos antigos dos seus pais, apesar dela nunca os terem visto antes. O problema é que eles lhe dizem que são, assim como ela e sua família, seres de um planeta chamado Antera. E há a possibilidade de a morte dos seus pais ser, na verdade, um sequestro. E ela pode salvá-los, só precisa descobrir os seus poderes especiais, enquanto tenta se manter viva.

Eu tentei contar o mínimo possível para que vocês, assim como eu, serem surpreendidos. Como é a primeira obra da Taty Azevedo, eu acabei não criando muitas expectativas. Porém, apesar de ser uma escritora estreante, ela soube conduzir a leitura numa narrativa fluída e agradável. E, quando eu percebi, já estava totalmente cativada pelos seus personagens e dentro da história, indo para os capítulos finais.

Logicamente, há muitos clichês que, apesar de vê-los constantemente, amamos. E, além disso, é uma história previsível e que, em alguns momentos, incomoda por conta da personagem principal. Annelise pode causar irritação em alguns leitores, por ter uma auto estima baixa e nunca pensar que é boa o bastante para algo. Eu imaginei que teria um pouco mais de girl power na obra - que não aconteceu, logicamente.


Por outro lado, é a primeira vez que leio fantasia/ficção científica escrito por uma brasileira e a autora foi capaz de criar um novo mundo, com as suas próprias regras. Direcionando a história na Áustria e um pouco no Brasil, trouxe personagens encantadores, com crescimento pessoal e lições de vida aprendidas. Foi um romance foi adorável, graças a sua capacidade de tratar assuntos (como relacionamentos homossexuais) com naturalidade. Entretanto, os relacionamentos familiares são os que mais permeiam a história, fazendo que o romance perca um pouco do foco.

Enfim, eu gostei bastante da leitura. O que mais tinha me chamado a atenção, além da sinopse diferentona (e que não conta nada da história), foi a capa. Essa edição belíssima da Editora Astral Cultural só acrescentou mais a minha vontade de ter o livro na estante. Além disso, apesar de ser uma história fechadinha, sem deixar pontas soltas, adoraria que a Taty criasse uma série, talvez com diferentes personagens e ampliando ainda mais esse universo. É, na verdade, uma ótima leitura para quem gosta desses gêneros e não se importa de se arriscar com novos autores. Por isso, eu recomendo A Improvável Annelise!



Comentários
34 Comentários

34 comentários :

  1. Olá
    Realmente essa capa é a coisa mais linda, e fico muito feliz tanto pela autora estreante quanto por você que gostou tanto da existência com a Ficção científica, mas eu como uma grande consumidora de ficção científica e fantasia acabei não me empolgando tanto com esse livro, quem sabe mais para frente.

    ResponderEliminar
  2. Oiii, eu já li esse livro e amei demais. A história é incrível e maravilhosa. Que bom que você também se surpreendeu.
    Sem contar que a capa é maravilhosa.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá, tudo bom?
    eu não conhecia esse livro, mas logo de cara fiquei apaixonada por essa capa, gente que coisa mais linda, amo livros assim, e sim compro pela capa.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu amei a capa também! Eu também compraria só por ela, rs.

      Eliminar
  4. a taty é uma fofa e ainda é da minha cidade!
    ja tive o prazer e conhece la pessoalmente <3
    esse livro é muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também a conheci pessoal e concordo com você: ela é uma fofa! <3

      Eliminar
  5. Não conhecia esse livro, mas já estou completamente apaixonada! Que capa maravilhosa, pelo amor. A Astral arrasa muito nas publicações.
    Quanto a história, eu gosto de ficção científica e também nunca li algo nacional sobre o assunto. Com certeza, vou colocar na minha lista pra ontem!
    Ah, amei loucamente suas fotos. Principalmente a do cachorrinho, vontade de apertar *-*
    Parabéns, beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Editora Astral está arrasando mesmo nas publicações, me surpreendeu! Ah, minha cachorrinha dá vontade de apertar o tempo inteiro, rs. Ela sempre fica na frente dos livros enquanto estou tirando fotos!
      Espero que você leia e goste da história <3

      Eliminar
  6. A capa do livro já chama muito a atenção e por causa disto, eu leria, mas a sua resenha me deu a certeza que além de lindo na estante, ele vai encontrar espaço no meu coração.
    Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, espero que isso realmente aconteça e que você tenha uma ótima leitura <3

      Eliminar
  7. Oi, tudo bem? A capa desse livro por si só já é linda e chama a atenção mesmo nos deixando morrendo de vontade de ler.
    É muito bom quando não esperamos muito do livro e ele nos surpreende de forma positiva.
    Dica anotada.
    bj

    ResponderEliminar
  8. Oi. :)
    Não conhecia a obra nem a autora, mas amei o enredo. Apesar de não curtir muito ficão cientifica, os que li ao decorrer desse ano me fizeram olhar esse gênero com outros olhos.
    Esse em particular me deixou bem curiosa, ainda mais pq é uma autora brasileira.
    Adoro qndo não espero muito de um livro, e ele me dá um "tapa na cara" qndo termino. É muito bom qndo uma leitura nos prende assim, adorei a dica.
    Parabéns pela resenha flor, e valeu por não contar spoilers. Odeio!
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderEliminar
  9. Oi, já quero ler esse livro por cauda do nome da protagonista. Não conhecia a obra, mas acaba de entrar na minha lista. Nacional e com o meu nome na história rs. Adorei! Bjs, Tell me a Book

    ResponderEliminar
  10. Oi!
    Ai eu li em algum lugar sobre esse livro, mas não tinha parado para reparar que era ficção científica! A trama parece muito promissora/interessante e é bom saber que ela não decepciona! Acho que, de ficção cientifica, só vi mais um livro nacional, é muito legal encontrar mais obras nacionais desse gênero. A Astral anda publicando uns títulos muito bons né? o/
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Eu não conhecia essa obra, mas achei muito legal a narrativa. Seu texto aguçou a vontade de ler o livro.

    ResponderEliminar
  12. Olá, tudo bom?
    Vendo essa capa eu nunca diria que era uma ficção científica! rs Adorei a premissa e essa questão dela ter que descobrir seus poderes para salvar os pais ao mesmo tempo que tem que lutar para se manter viva. Já quero conhecer esse romance de estreia da autora, que ela soube conduzir tão bem, e espero gostar e me surpreender tanto quanto você. Amei muito as fotos e a resenha!

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  13. Nossa, o que de início parecia um pouco confuso para mim, ou melhor, parecia um drama normal na verdade se torna algo como ficção mesmo. Não sei se eu me adaptaria com o livro porque não é a minha melhor opção de leitura, acho que ainda ia preferir ficar no drama mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Oie!

    Não conhecia essa obra, mas achei a capa muito linda como a proposta da obra muito boa também, amo ficção e com certeza essa obra será um prato cheio quando eu tiver a oportunidade de realizar a leitura dele! Sobre a autora já ouvi muitos leitores falando muito bem das histórias dela, então com certeza deve ser muito boa mesmo!

    Bjss

    ResponderEliminar
  15. Oi, tudo bem?

    Eu curto bastante essa capa e gostei de saber que o romance não é o foco. Acho que romance tem que ter muita importância nos livros de... romance! Hahahah
    Gosto de relacionamentos familiares bem desenvolvidos, mas o enredo como um todo não chamou minha atenção, uma pena.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Oi Wellida! Tudo bem?
    Já li algumas resenhas desse livro e todas, até a tua, foram muito positivas. Acho a premissa desse livro bem interessante e gostaria mesmo de saber como a história se desdobra. Ainda mais quando adoro ficção científica, um gênero ainda bem pouco escrito no Brasil.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Adorei suas impressões sobre esse livro. A capa e a premissa dele chamam muito minha atenção. Acho muito bacana a autora ser nacional e ter conseguido criar um mundo completamente diferente e agradável ao mesmo tempo.
    Vou anotar a dica porque quero saber o que acontece na trama.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá! Que capa linda! Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro ou da autora. Achei o enredo interessante, mas não estou certa de me aventuraria na leitura. Quem sabe eu tente, não é? ;) Enfim, eu adorei o seu post ❤️

    ResponderEliminar
  19. Olá!!

    Primeiro quero dizer que essa capa é maravilhosa, compraria só por ela. Agora sobre sua resenha eu gostei bastante e a forma que apresentou o livro me deixou bem curiosa sobre o desenrolar de tudo mesmo não sendo a maior fã do gênero me vi imaginando todo o fundo que a autora poderia usar para comprar a narrativa. Enfim, anotei na lista e espero conferir essa história em breve. Seu cachorrinho é a coisa mais fofa desse mundo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia esse livro mas só pela capa já ganha pontos, quero muito ler!

    ResponderEliminar
  21. Olá tudo bem ? eu já conhecia ouço falar muito bem dele , a capa é linda e chama atenção bastante , quando eu achar eu compro ele sim sou do tipo de pessoa que compra pela capa kkk , adoro livro de ficção cientifica é bem raro livro assim nacional acho que nunca vi , então ganha créditos comigo kkkk , a sua resenha foi ótima vi que realmente gostou ;) bjs

    ResponderEliminar
  22. Eu li esse livro ano passado, quando a autora lançou de forma independente e adorei a escrita e a história em questão! Não sou muito fã de fantasia, confesso, mas é impossível não se apaixonar por Annelise e aquele final foi tão.. Ahhhh!!! Com certeza quero ler outros livros da Taty, pois sua escrita encanta e proporciona que o leitor viaje sem sair do lugar.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Muito legal sua resenha, este livro eu não conhecia, gosto muito de conhecer novos livros para colocar na minha imensa lista de livros que quero ler, valeu pela indicação.

    ResponderEliminar
  24. Que delícia esta história!!! Adoro ser surpreendida positivamente assim!!!

    ResponderEliminar
  25. Oi!
    Infelizmente essa temática não funciona bem pra mim, já li uns 3 livros com esse mesmo enredo de pais morrem/somem/são sequestrados e depois a filha descobre que é de outro planeta e precisa salvar todo mundo.
    Mas que bom que o livro lhe surpreendeu positivamente, é muito bom quando não temos expectativas e somos surpreendidos

    ResponderEliminar
  26. Olá,

    Sempre me deparo com a capa desse livro na Cultura, porém não sabia do que se tratava, por ter uma capa tão bonita, o livro me chamava a atenção, mas não a ponto de eu querer ler. Contudo, lendo sua resenha, fiquei intrigada com toda essa coisa de "amigos dos pais", mortes e países desconhecidos, gostaria muito de ter a oportunidade de ler essa obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Eu estou doida para ler esse livro, desde quando a Astral anunciou o lançamento dele. Essa capa está maravilhosa e a história parece ser igualmente incrível. Eu gosto ficção cientifica, então acho que irei gostar dessa obra, além dos temas envolvidos me chamarem muita atenção.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderEliminar
  28. Ainda não conhecia essa obra, e pelo que li em sua resenha, já me deixou curioso para o ler. Gosto de histórias que possam me surpreender no decorrer de sua narrativa.

    ResponderEliminar