Piteco: Ingá, de Shiko

21 de agosto de 2018


Quer saber o que eu achei de Piteco: Ingá, quarto volume da Graphic MSP? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Continuando a saga de resenhar todos os quadrinhos da Graphic MSP, nos deparamos com o quarto volume, trabalho do artista ShikoPiteco: Ingá nos dá uma visão mais adulta do personagem e me surpreendeu positivamente. Vamos para a resenha completa?

Editora: Panini Comics. Ano de Lançamento: 2013. Páginas: 82.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.


Os homens-tigre e o povo de Lem eram irmãos, juntamente com o povo de Ur. Cada um desses povos tinha suas características próprias, como serem caçadores ou agricultores. Todavia, como acontece ao longo da história da humanidade, eles disputaram pelo poder e por território - e houve essa separação.

O povo de Lem deve migrar, já que o rio próximo ao local onde viviam secou. Thuga, que é a sacerdotisa, ajuda com os preparativos, enquanto Piteco não gosta muito das mudanças que o futuro trará. Porém, a Thuga foi sequestrada pelos homens-tigre e Piteco decide que irá resgatá-la, enquanto o povo continua com a sua jornada. 

Shiko se mostrou um excelente artista. Além de conseguir criar uma brilhante releitura dos personagens do Maurício de Souza, conseguiu usar suas raízes nordestinas para criar essa trama elaborada. Dá para ver que ele fez um brilhante planejamento e pesquisa para essa produção.

Piteco é um dos poucos personagens adultos do Maurício e ele sempre nos mostra um lado mais infantil aos seus enredos - que, em algumas partes, são bem simples. Misturando a história real dos povos pré-históricos com tramas ficcionais, Shiko conseguiu dar um ar mais amadurecido e sério à essa obra. Então, para quem não está acostumado, pode ser um choque, mas o quadrinista tem talento e consegue nos prender na trama. 

A história é um pouco mais complexa, mas os traços e as cores cativam o leitor. Apesar das mudanças dos personagens, seja na parte visual ou de suas personalidades, essa obra nos instiga a ler, a conhecer mais sobre a mitologia, a política, aos povos que viviam naquela época  - nos convidando, constantemente, a ficar ao lado dos protagonistas nessa aventura. Além disso, ele deu um destaque especial às mulheres, nos mostrando as suas forças e que elas são as protagonistas de suas próprias histórias.  

Enfim, é difícil decidir qual Graphic MSP eu gosto mais. A cada leitura, eu me deparo com uma história incrível e percebo como temos artistas talentosos em nosso país. A escolha de cada um foi acertada e nos deparamos com enredos de diversos tipos, desde os mais maduros aos mais inocentes. Cada um faz a sua própria releitura dos personagens do Maurício, com uma roupagem nova, mas com a essência sendo mantida. Estou, realmente, ansiosa para os próximos. 

E vocês, já leram essa HQ? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Realmente a parte gráfica tá incrivel.
    Achei curioso ele fazer uma releitura de personagens do Mauricio de Sousa. E pelo que notei foi bem feita.
    Usar também uma história meio homens da caverna é fantástico, trás também um pouco de história ♥
    Não conhecia a obra;

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho me interessado mais por esse tipo de história totalmente por culpa sua haha que traço mais lindo! Compraria só por isso. Achei bacana o autor trazer um pouquinho do nordeste pro enredo, isso é algo que merece ser enaltecido sem duvida alguma. Adorei o post!

    ResponderEliminar
  3. Ahh, eu quero muito ler esses quadrinhos. A turma da mônica fez parte de toda a minha infância, e bate uma saudade de ler com a mesma intensidade de antes. Vai ser muito bom revisitar as histórias nessas edições tão lindas. O traço está muito bonito.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Que HQ fantástica!!! Turma da Mônica sempre fez parte da minha vida e ver a obra num aspecto mais maduro, é como se ela fosse me acompanhar pra sempre.
    A arte ficou linda, e tenho certeza que a história é magnífica!

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderEliminar
  5. Que bacana essa HQ. Eu ainda não conhecia e gostei muito da sua indicação. Adorei ver esse personagem que conheço tão bem e gostei muito mesmo de ver você falando sobre a leitura. Me deu vontade de comprar, com certeza vou ficar com saudade da infância.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Não posso dizer que sou fanática, porque não conheço nada sobre HQs mas achei bem curioso por se tratar de uma releitura dos personagens do Maurício de Souza que acompanhei quando mais nova. Ver que a trama é mais complexa, mostra que os HQs se diferenciam e mostra uma qualidade impressionante de elementos. Gostei também da capa e dos traços das fotos.
    Nesse certamente apostaria uma leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  7. Olá, Dani!

    Eu fiquei encantada com as ilustrações! Lindíssimas! Só isso já me despertou o interesse!

    Confesso que fico com um pé atrás por ser uma releitura, mas o fato do autor ter colocado mais de suas particularidades, ter tornado o livro mais próprio e com um tom mais sério e elaborado me atrai. E também é um ponto a favor a questão das mulheres serem personagens importantes no livro. Além disso, estou precisando muito voltar a ler as histórias em quadrinhos. Não leio desde a infância!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Oi!

    Eu amo tanto graphic novel <3 O piteco realmente é o personagem mais adulto do Mauricio e por isso ele traz essa complexidade maior a trama. Eu amei as ilustrações, ainda não tinha visto o quadrinho, mas agora que sei, fiquei interessada. Essa coleção ta lindissima! <3

    beijoss

    ResponderEliminar
  9. Oi, tudo bom?
    Que graphic novel maravilhosa! Eu não estava sabendo dessa coleção e já quero! Amo a turma da Mônica e essas novas releituras com os personagens mais maduros parecem estar excelentes! Quando criança eu lia muito os gibis da turma da Mônica e adorava as histórias do Pieco, então essa graphic novel é um incentivo para que eu volte a ler as histórias da turma da Mônica!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  10. Venho acompanhando suas resenhas sobre essa série de HQ's e a cada uma que vejo me encanto mais. Essa é igualmente linda, se comparada às outras. O artista realmente é incrível. Assim que tiver a oportunidade quero adquirir a cada volume dessa série. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderEliminar
  11. Olá Dani,
    Não tenho o hábito de ler HQs e confesso que a proposta dessa não despertou muito minha curiosidade, mesmo ela tendo te agradado.
    Eu não me vejo acompanhando uma história assim, sabe? Mas, fiquei contente por ter lido suas impressões, pois vou indicar esse livro para meu amigo que ama o gênero e HQs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá, tudo bom?
    Sou louca para ter todas essas HQ'S, mas sempre fico deixando para comprar depois >< Adorei saber que foi dada uma nova roupagem mais madura ao Piteco, misturando histórias reais da pré história com as ficcionais. Outro ponto que adorei foi essa questão das personagens femininas fortes que surgiram na trama. Já anotei a dica! Espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Olá Dani!!!
    Eu estou louca para ler essas HQ's, porém tempo e dinheiro me faltam no momento para elas :'(
    Admito, que a do Piteco é a que menos me atrai acho porque continuo numa fase do Maurício ainda um tanto infantil. Porém, adorei saber um pouco sobre como a HQ funcionou e que o autor pesquisou para trabalhar ela.
    Espero poder ler essas HQ's em breve ♥

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    como assim braseeel? Eu não fazia ideia de que essas releituras existiam. Adorei a abordagem desta em especial, ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma HQ que abordasse os pré históricos, além disso o fato de as mulheres da época terem um destaque tão legal me fez querer conhecer ainda mais essa coleção.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderEliminar
  15. Olá Dani, tudo bem?

    Eu já havia visto alguns livros dessa coleção, mas sobre o Piteco não. Ele nunca foi meu personagem favorito nas histórias, mas é bacana ver em como eles transformaram sua história em HQ. Vou deixar a dica anotada.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderEliminar