Turma da Mônica: Laços, de Lu e Vitor Cafaggi

30 de abril de 2018


Quer saber o que eu achei de Turma da Mônica: Laçossegundo volume da Graphic MSP? Então leia a postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Eu já falei um pouco sobre a Graphic MSP lá na resenha de Astronauta: Magnetar. A segunda edição da coleção foi feita por Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi, dois irmãos super talentosos que se aventuraram para produzir uma releitura da Turma da Mônica. Em Laços, vemos uma verdadeira trama sobre amizade. Hoje, contarei um pouco sobre o que eu achei dessa história em quadrinhos. Vamos lá?

Editora: Panini Comics. Ano de Lançamento: 2013. Páginas: 84.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

Em busca do melhor amigo

A Turma da Mônica é como sempre conhecemos: Cebolinha, o menino com cinco fios de cabelo, que fala "elado" e sempre tem um plano infalível; Cascão, um garoto que tem medo de água e não se separa do seu melhor amigo, sempre entrando em enrascadas por causa disso; Magali, a melhor amiga que você poderia querer, mas que também vive para comer (será que ela é de Touro?); e, logicamente, a Mônica, uma baixinha invocada que possui grande força e que é dona da rua. 

Tudo começa com um plano infalível. Cebolinha não pode deixar de querer se livrar da Mônica e ser o dono da rua, então se junta ao Cascão para conquistar o seu objetivo. O plano, claro, não é tão infalível assim e a tarde termina com umas belas coelhadas do Sansão. Mas ao voltar para casa, percebe uma movimentação estranha e descobre que o Floquinho, o seu cachorro, desapareceu.

Ele pode tentar se livrar da Mônica, mas no fim do dia, os quatro são amigos. Então, se um deles precisa de ajuda, todos eles se juntam para fazer o que forem necessário para colaborar. Então o Cebolinha cria mais um plano infalível para achar o seu melhor amigo e a Turma da Mônica embarca em mais uma aventura. 


Apesar da nova roupagem, me sentir revendo velhos amigos. O Vitor e a Lu estavam confortáveis ao produzir essa história em quadrinhos, nos envolvendo em sua narrativa como se fizessem isso há anos. A divisão foi acertada: Vitor foi o responsável pela arte dos protagonista aos 7 anos, enquanto a Lu desenhava os flashbacks

Também não posso deixar de citar as referências. Eles souberam mesclar tramas de outras aventuras da turminha, incluindo o motivo pelo qual só o Cebolinha utilizar sapato. Por outro lado, apesar do foco ser a Turma, há diversas aparições especiais de outros personagens e também do próprio Maurício de Souza, em uma bela homenagem.

Os traços e cores merecem um destaque pessoal. Apesar de serem diferentes do que estamos acostumados, Lu e Vitor criaram personagens com traços lindos e podemos contemplar tamanha beleza com cores belíssimas. A combinação delas complementam a obra nos dando a sensação do período e as emoções que os personagens estão sentindo.

Me aventurando junto com eles em busca do Floquinho me trouxe, particularmente, diversas sensações. Uma delas é a nostalgia, de quando eu lia das HQs do Maurício e dos filmes dos anos 80 no qual cresci assistindo. Outra é o encantamento, pois é uma obra que nos traz emoção, alegria e fascinação pelo talento dos dois irmãos. No fim, o que me resta foi o gostinho de quero mais, no qual fui atendida e os dois voltam com a Turma em mais duas edições.

É difícil decidir qual Graphic MSP eu gosto mais. A cada leitura, eu me deparo com uma história incrível e percebo como temos artistas talentosos em nosso país. A escolha de cada um foi acertada e nos deparamos com enredos de diversos tipos, desde os mais maduros aos mais inocentes. Cada um faz a sua própria releitura dos personagens do Maurício, com uma roupagem nova, mas com a essência sendo mantida. Estou, realmente, ansiosa para os próximos.
 

E vocês, já leram essa HQ? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
17 Comentários

17 comentários :

  1. Que diferente!
    Não conhecia essa HQ!
    Adorei os traços, o desenho dos personagens! Muito diferentes e legais!
    Fiquei bem curiosa em ler!
    Vou procurar direitinho na Panini e tentar iniciar essa leitura!
    Adorei a dica!!! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Eu conferi a outra resenha e gostei do projeto, agora conferir mais um volume é muito bom. Saber que os irmãos fizeram a lição de casa para escrever esse quadrinho é gratificante, isso noto em você mencionar as referências. realmente a história parece ser incrível, ainda mais com sentimento de nostalgia no ar. Adorei.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu provavelmente não leria, porque são tantos livros que HQs não entram nas minhas prioridades, mas fico feliz que você tenha gostado. Eu li uma HQ da Bruna Vieira com os traços da Lu e realmente, são maravilhosos!

    Virando Amor

    ResponderEliminar
  4. Oi, Dani

    Eu não leio HQ, não curto o estilo, o mais próximo do gênero que chego é com as leituras de tirinhas engraçadas pelo Facebook.
    Eu não sei se curto essa nova roupagem, não gosto nem da Turma da Mônica Jovem porque pra mim Turma da Mônica são os personagens originais, crianças. Hahahah
    Mas achei a ideia legal e também achei bacana o fato de haver referências e até uma aparição do próprio Maurício.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Dani!
    Quando era pequena, adorava ler Turma da Mônica - era o que eu mais lia e tinha centenas de gibis deles, e amava!
    Depois, parei de ler, mas sempre tenho boas memórias das minhas leituras. Agora que estão lançando novos quadrinhos com autores diferentes, e que estão sendo tão bem recebidos, voltou aquela vontade de ler.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Faz tantos anos que não leio nada desse universo, me senti muito nostálgica ao ler sua resenha sobre a HQ. Além disso, quero muito conhecer essa nova história, acho que será agradável voltar a esse universo, principalmente por estar mais adulta e ver as coisas de forma diferente.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Oláa, tudo bem? Que resenha linda! Já li muitos comentários legais sobre essa GN e tenho muuuita vontade de ler também, acho a arte simplesmente linda! E é sempre bom e nostálgico matar a saudade desses personagens tão queridos :)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Humm achei esse novo HQ meio esquisito. Acho que curto até eles mais jovens, nesse ficaram bem diferentes. Apesar da história ser interessante e ter boas aventuras, não sei se leria se tivesse oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  9. Oi Dani! Que massa! Amei os gráficos! E que gostoso você dizer que era como se estivesse revendo velhos amigos, porque eu cresci lendo os gibis da Turma da Mônica, todos eles, e amava cada um deles! Adorei a roupagem moderna dos traços e gostei também da história da amizade deles, que mesmo se desentendendo, no fim do do dia, eram o grupo de amigos que nós sabemos que são! Adorei a dica!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderEliminar
  10. Enquanto eu lia sua resenha também tinha a sensação de estar revendo velhos amigos. Nossa! Deu uma saudade enorme da Turma da Mônica, era minha companhia na infância. Tempo lindo que não volta mais. :(

    Preciso apostar nessa HQ! Quero resgatar um pouquinho do meu passado de histórias em quadrinho e nada melhor do que começar lendo uma HQ da Turma da Mônica. :D

    Bjs!

    ResponderEliminar
  11. Oiie!
    Nossa, fiquei nostálgica aqui.
    Minhas primeiras leituras foram Maurício de Souza e essa turma maravilhosa.
    Faz tempo que não me dedico a HQs e fiquei muito interessada nessa.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderEliminar
  12. Oi, Dani!
    Já conhecia essa graphic novel e essa nova "roupagem" dos personagens. Achei super bacana, inclusive a história, eu achei mais sensível e profunda, sem muitas das piadas que vemos nos quadrinhos originais da turma. Achei que deu um toque mais realista também.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  13. Acho que se eu tiver a oportunidade de ler essa HQ tb serei invadida pelas sensações que te invadiram, principalmente a nostalgia. Achei o traço lindo e o enredo ótimo. Quero ler e ter.
    beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá! Tudo bom?

    Então, eu não leio HQ's, mas gostei bastante das cores utilizadas. Fico feliz que a essência dos personagens foram mantidas já que são personagens que eu particularmente amo. Acredito que eu não leria, mas gostei muito de saber a sua opinião sobre ♥

    Um beijo

    ResponderEliminar
  15. Oie, tudo bom?
    É sobre essa HQ que será feito o filme né?
    QUERO muito conferir essa leitura pois ao mesmo tempo que é diferente, é como você disse, são personagens já conhecidos e amados por todos nós. Amei sua resenha!

    ResponderEliminar
  16. Oi oi!!
    Achei essa HQ muito fofa, mas depois que comecei a ler livros com mais de 400 páginas. Fiquei sem tempo e coragem de pegar livros com ilustrações, pois sempre acabo muito rápido a leitura e depois me arrependo de ter comprado. Sou bem chata para essas coisas de HQ e Mangás, por isso apenas fico admirando quem ler os livros. Essa HQ em questão é muito fofa e com uma premissa linda, mas não sei se leria.

    P.s mesmo assim, achei sua resenha linda e as fotos ficaram magníficas ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderEliminar
  17. Olá, tudo bom?
    Sou louca para conhecer essas graphics, mas ainda não surgiu a oportunidade. Acredito que quando realizar a leitura, vou ser invadida pelo mesmo sentimento de nostalgia que te invadiu. Cresci lendo as histórias da turma da mônica e elas tem um lugar muito especial em meu coração. Mal posso esperar para ler ♥
    Beijos!

    ResponderEliminar