Bidu: Caminhos, de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho

29 de agosto de 2018


Quer saber o que eu achei de Bidu: Caminhos, de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, quinto volume da Graphic MSP? Então leia essa postagem!

Olá pessoal, tudo bom? Se tem uma Graphic MSP no qual eu morri de amores, foi Bidu: Caminhos. Com o brilhante trabalho de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, vemos uma história singela e bonita. Hoje eu resolvi contar um pouco sobre o que eu achei dela. Vamos lá?

Editora: Panini Comics. Ano de Lançamento: 2013. Páginas: 84.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva.

Um Cachorro Fora do Comum

Os caminhos de Franjinha e Bidu se cruzam. Nessa história em quadrinhos fomos levados ao começo, nos mostrando como os dois se tornaram melhores amigos. 

Franjinha e Bidu foram os primeiros personagens criados por Maurício de Souza. Como faz parte há muito tempo das criações dele, seria difícil imaginar como ficaria uma releitura desses personagens. Entretanto, Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho aceitaram o desafio e superaram as expectativas.

Nos levando há antes dos dois se conhecerem, nos mostrará o começo de tudo e como era a vida dos dois antes mesmo de estarem juntos. Nós vemos como tudo aconteceu e o motivo dessa amizade ser tão importante. Nós, na verdade, conhecemos mais a fundo a história do Bidu. 

Mesmo que, em alguns momentos, as falas não estejam presentes da maneira tradicional, conseguimos entender o que os cachorros estão pensando e dizendo, através dos quadros.  Os traços, as cores e o roteiro se complementam, nos mostrando um trabalho brilhante dessa dupla e criando um dos melhores quadrinhos desse selo. 

Enfim, é difícil decidir qual Graphic MSP eu gosto mais. A cada leitura, eu me deparo com uma história incrível e percebo como temos artistas talentosos em nosso país. A escolha de cada um foi acertada e nos deparamos com enredos de diversos tipos, desde os mais maduros aos mais inocentes. Cada um faz a sua própria releitura dos personagens do Maurício, com uma roupagem nova, mas com a essência sendo mantida. Estou, realmente, ansiosa para os próximos. 


E vocês, já leram essa HQ? Querem ler? Qual é a opinião de vocês?

Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Oi.

    Não sou muito fã de HQ, não faz muito meu estio. Eu ja conhecia essa série, mas não sabia que tinha tantos volume, mas parece ser bem legal, ainda mais para quem gosta. Mas não posso negar que os traços são muito bonitos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Oi Dani!

    Tudo bem? Confesso que nunca fui uma pessoa que gosta dos gibis da Turma da Mônica (nem na infância!) e isso não mudou muito depois de adulta. Adoro graphic novels, mas em geral porque são histórias diferentes, mais adultas. Outra coisa que não leio é livros com cachorros como personagens principais porque isso ferra com meu psicológico (eu não tenho estrutura para acompanhar um bichinho sofrer!).

    Eu fico feliz que a leitura tenha sido proveitosa e que tenha curtido, mas honestamente não é pra mim, mas pra quem acompanha os gibis da Turma e é fã desde novinho deve ser muito maravilhoso conhecer a história do Bidu antes de ele e o Franjinha se encontrarem.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, Dani.

    Não sou muito fã de ler hqs e nem histórias que o foco é animais, sempre fico com medo de um deles morrer e eu chorar horrores, sim, tenho trauma disso, ahahahaha.
    Essa sequência parece ser bem legal e a capa é muito bonitinha, espero que goste da continuação!

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, como eu amo essas releituras que fizeram da Turma da Mônica, são lindas e prestam as devidas homenagens! Eu cresci lendo os gibis, e amo ver jovens refazendo meus velhos amigos com traços jovens e frescos.. Adoro o Bidu o Franjinha, e essa ideia de como um surgiu na vida do outro é emocionante! Obrigada por compartilhar!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro seus posts sobre Graphic, quadrinhos etc, são sempre excelentes dicas! Eu não fazia nem ideia de que eles foram os primeiros personagens criados, isso é algo pra se celebrar demais! Acho essa edição lindíssima e o traço fala por si só, nem precisa de diálogo, né? Hahah pra variar, as fotos ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Estou apaixonada por essa capa. Bidu sempre foi um personagem que me agradou e vê-lo nessa Graphic Novel, me deixou com vontade de comprar pra ler. Os traços e a delicadeza em como são feitos por si só garantem que tenhamos vontade de folhea-los.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  7. Oie!
    Nossa, que fofo!
    Eu não sabia ainda sobre esse título, e agora já marquei na minha lista de desejados para poder conferir. Adorei as fotos que tirou, me deixou ainda mais com vontade de ler. E os traços são belos!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Senti uma nostalgia tão grande agora ♥
    Confesso que os únicos Gibis no qual eu lia era os da Mônica, hoje quase não tenho curiosidade em um, mas se vejo que é relacionado a turma da Mônica eu já voou correndo. Essa Graphic Novel está uma maravilha, fiquei mega curiosa para poder fazer a leitura e poder babar nessa arte grafica que parece está encantadora.

    A dica está mais que anotada, beijos!

    ResponderEliminar
  9. Oie!
    Ahhh, eu sou louca pra comprar essas hq's!
    Acho incrível a releitura, essa capa está belíssima, e com certeza irei me emocionar pois tudo que envolve bichinhos me deixa extremamente emotiva! Haha

    ResponderEliminar
  10. A capa da HQ já dá um apertinho no coração e a sua resenha me deixou muito curiosa pra ler a história toda. Já quero.
    Beijos

    ResponderEliminar