Foliatona: Maratona Literária de Carnaval (+ Sorteio)

1 de fevereiro de 2018


Olá pessoal, tudo bom? Fevereiro chegou e também contamos com a melhor época do ano: Carnaval! É ótimo mesmo para quem não participa das festas (tipo, eu), já que é feriado e pode ser usado para o que quiser: viajar, festejar, passar o dia vendo Netflix.... Eu, particularmente, usarei a semana para colocar a minha leitura em dia! E quer coisa melhor que uma maratona para estimular a diminuir a pilha de livros não lidos na estante, além de concorrer a um vale-presente? Senta que eu vou contar direitinho essa história.

Foliatona é um projeto que o Instantes Memoráveis está participando com mais 10 blogs (Gabs Giorgette, Porre de Leitura e Livros, Pétalas de Liberdade, 4 You Books Mania, Arautos de Lettera, Nerdisse, Arsenal de Ideias, Anah Crisinah, Pensamentos e Opiniões e Livro Apaixonado). A ideia é utilizar os dias entre os dias 3 a 17 de fevereiro para ler mais, através de uma maratona literária. Acho que todos sabem como funciona, não é? Você mesmo faz uma meta de quantos livros lerá, de acordo com o tempo que tem disponível e a velocidade de leitura. Porém, o objetivo é que essa quantidade seja um pouco maior do que normalmente leria. 

Dito isso, vocês podem ler o que quiserem, desde livros a histórias em quadrinhos! Todavia, para aqueles que nunca conseguem se decidir sobre o assunto, daremos três desafios. Lembrem-se: eles não obrigatórios, é somente uma sugestão e participa quem se sentir confortável e quiser brincar conosco.

Os desafios serão três: um livro que foi ou será adaptado, ou seja, obras que tem ou terão as suas versões no cinema ou televisão (pode ser para o que será lançado nos próximos anos ou que já tem a sua adaptação feita); um livro para se ler em um dia, autoexplicativo, já que, se você tem algumas horas disponíveis em um dia, conseguiria terminar a leitura; e, por último, uma história em quadrinhos - outro que o próprio nome já diz -, no qual você pode escolher uma HQ (de qualquer tipo) para ler, valendo gibi, graphic novel, mangá, manhwa ou webtoon. 

E, se vocês querem indicações, saibam que cada blog dará uma sugestão de leitura. Então, se vocês visitarem qualquer um deles, terão recomendações de acordo com um tema do desafio. O meu é "Um Livro para se ler em um dia" e eu indico Sonata em Punk Rock, da Babi Dewet.

Editora: Gutenberg. Ano de Lançamento: 2016. Páginas: 300.
SkoobGoodreads. Onde comprar: AmazonSaraiva

Eu só faço resenhas de leituras que eu recomendo. Então, todas as postadas aqui no blog são de livros que indico. Ao ver este desafio, fiquei pensando em qual poderia sugerir que ainda não havia falado por aqui e, na hora, me lembrei desse livro. A Babi é uma fofa e a conheci, pessoalmente, na Bienal do Livro do RJ o ano passado. Eu havia adquirido a obra para conseguir um autógrafo dela (já que eu tinha lido e gostado do seu conto em Um Ano Inesquecível), mas me engajei na leitura ainda no Rio e finalizei em pouco tempo.

A história é sobre Valentina Gontcharov. Ela foi criada somente pela mãe, mas o pai é famoso em sua área. Então, quando este a visita, lhe informa que dará uma chance para ela estudar Academia Margareth Vilela, local em que poderá aprender sobre aquilo que ama: música (coisa que herdou dele). É um sonho se tornando realidade e, apesar de não querer dever nada para ele, ela sabe que não pode recusar a oferta.

Tim, como prefere ser chamada, possui uma característica peculiar: um ouvido absoluto, ou seja, se escutar algo, consegue reproduzir. E, ao chegar na Academia, começa uma aventura na qual não imaginaria. A Cidade da Música lhe envolve, portanto, ela se distancia daqueles que ama e conhece novas pessoas. Uma delas é o Kim, um coreano que é filho da diretora e que ela se esbarrou um dia e, depois, não consegue ignorar. Além disso, ela quer provar para todos ali que a vida não é feita só com músicas clássicas e um bom rock and roll é espetacular também.

O som do piano era incrível, e a forma delicada com que Kim tocava fazia parecer que a música saía de sua própria cabeça. Era leve, romântica e com combinações de notas que ela não imaginaria que pudessem estar juntas. O corpo inteiro dela pareceu relaxar e ela se lembou de momentos felizes da sua infância.

Livros para se ler em um dia são aqueles que você lê e nem vê o tempo passar. Histórias que podem tratar de temas importantes, mas que fazem isso de maneira suave e com uma narrativa envolvente. Não foi diferente nesse caso, onde a Babi consegue construir um enredo que nos mostra um pouco sobre os preconceitos e primeiras impressões, além de nos ensinar que a vida não é só preto e branco. Sim, podemos pintar em diversas tonalidades e não há nada de errado nisso.

Mas nem tudo são flores e o livro tem algumas coisas que eu não gostei. Uma delas é que alguns personagens não foram muito desenvolvidos, mas como é o primeiro livro de uma série, espero que ela possa fazer isso nos próximos. Além disso, assim como o livro da Carina Rissi (Quando a Noite Cai), algumas expressões foram repetitivas e, em um dado momento, ficou cansativo.

Tirando isso, é uma boa obra para se ler durante um dia em que precisamos descansar a cabeça. É leve, fluída e, quando se nota, já está no fim. Um romance jovem, que também trata de temas como a representatividade, mas que não deixa de encantar. Eu, particularmente, estou ansiosa para ler a continuação e espero que ela melhore cada vez mais!

Sorteio

Por último, mas não menos importante, para aqueles que pensaram que eu me esqueci do sorteio, saibam que estão errados. Ele está aqui, e vou explicar certinho como vai funcionar. Começa dia 3 e vocês podem preenchê-lo até o dia 18, quando ocorre o sorteio. Será pela plataforma rafflecopter e acredito que todos saibam usá-la (se não, me deem um toque que eu explico).

Terão várias entradas, mas a única OBRIGATÓRIA é deixar um e-mail para que, se for sorteado, nós entrarmos em contato com você. Porém, quando você preencher, abrirão outras opções, mas elas são OPCIONAIS, que você só fará se quiser ganhar chances extras, tudo bem? Algumas só poderão ser feitas uma vez, mas duas delas vocês poderão realizar diariamente. Quem fizer todas, terão mais chances de ganhar, lógico!

O prêmio, como dito, é um vale-presente no valor de R$ 30. O (A) vencedor(a) escolherá a loja de preferência (Submarino, Saraiva, Amazon, etc.) e entregaremos em até 30 dias. Quando a pessoa que ganhar for anunciada, enviaremos um e-mail que deverá ser respondido em, no máximo, 48 horas. Se isso não ocorrer, sortearemos outra pessoa, tá? E vocês devem morar no Brasil, por favor, rs.

Sem mais delongas, aqui está o sorteio (só ficará disponível no dia 3, hein?):


Boa sorte e que a força esteja com vocês! 🍀🍀


Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Também não gosto de carnaval, na verdade odeio.
    O bom do carnaval é só o feriado, gostei da ideia vou aproveitar para ler também, embora eu já tenho o que fazer nesse feriado ahahaha
    Não conhecia o livro indicado na postagem, mas gostei da dica
    www.talytaxavier.com

    ResponderEliminar
  2. Participando e torcendo muito!!
    Mayara Z Coradini
    mayaracoradini@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Uhuuu!!
    Ganhei!
    Tananam!
    Muuuuuito feliz, obrigada.
    Já respondi o email, ok?
    Uma semana abençoada!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderEliminar