Foliatona: A TBR que deu certo

16 de fevereiro de 2018


Olá pessoal, tudo bom? Para quem não sabe, eu participei de uma maratona literária no Carnaval. A Foliatona, (que ocorreu do dia 3 ao dia 17 de fevereiro) tinha a proposta de ler de acordo com três desafios (opcionais). Sim, ela termina amanhã, mas como eu tenho um dia cheio, sei que não terei condições de ler mais nada e, assim, resolvi trazer o resultado dela para vocês!






Primeiramente, devo confessar que as minhas TBR (lista de futuras leituras), nunca deram certo. Maratonas também não, então a Foliatona foi um grande desafio pessoal. Como dito, só tinha três desafios a serem cumpridos em duas semanas, então resolvi chutar baixo e optei por ler somente um livro de cada um deles. E não é que deu certo? Pela primeira vez na minha vida, consegui completar uma TBR e uma Maratona Literária de uma vez. Me senti orgulhosa, rs.

Portanto, nessa postagem, vocês conhecerão cada desafio e, ainda, eu falarei um pouco sobre cada leitura. As resenhas, por outro lado, se já não tiverem sido publicadas, estarão no blog na próxima semana. Fiquem de olho!

1. Um livro que foi ou será adaptado


Nessa categoria, era para se decidir por um livro que tem ou terá uma versões no cinema ou televisão (o que será lançado nos próximos anos ou que já tem a sua adaptação feita). Como eu nunca tive coragem de ler Stephen King, percebi que seria uma ótima oportunidade para conhecer o seu trabalho. Tenho vários de seus livros na minha estante, mas resolvi ler Misery (que ganhou a versão cinematográfica em 1992 com o nome de Louca Obssessão).

A obra conta a história do Paul Sheldon, um escritor famoso que sofreu um acidente. Uma mulher o encontra e começa a cuidar dele na sua casa, dizendo ser a sua fã número um. Só que algumas coisas acontecem e, em pouco tempo, ele descobre que, na verdade, está dentro de um pesadelo que envolve até torturas. Foi uma leitura bem incomum, comparando com o que já li anteriormente. Eu sai da minha zona de conforto, mas percebi que posso ler diferentes gêneros e ainda amar a experiência. Em breve postarei um texto compartilhando a minha opinião sobre Misery.

2. Um livro para se ler em um dia

Já nesse item, autoexplicativo, era para optar por uma leitura em que o leitor conseguisse terminar em apenas um dia. Como mostrado, a minha escolha foi "M ou N?", da Agatha Christie, que inclusive já resenhei no blog. Como tinha apenas 194 páginas e é escrito pela Rainha do Crime - a.k.a. minha autora favorita - eu sabia que seria lido em apenas algumas horas. Não errei, pois terminei rapidamente e até gostei - apesar de algumas ressalvas já ressaltadas na resenha.

É um romance policial envolvendo espionagem e traição, em plena Segunda Guerra Mundial. A autora optou por trazer os detetives Tommy e Tuppence para investigarem esse caso na Escócia, como também sobre o assassinato de um agente inglês. É uma leitura rápida, fluída e que ainda conseguiu me surpreender no fim. Vale muito a pena!

3. Uma HQ


Outro que o próprio nome já diz, esse desafio era escolher uma história em quadrinhos de qualquer tipo: gibi, graphic novel, mangá, manhwa, webtoon... Com isso, fiquei na dúvida sobre qual ler, já que pensei já ter feito isso com todos os que eu tinha em casa. Porém, ao olhar mais atentamente, percebi que tinha três HQs da Ms. Marvel, porém só tinha lido a primeira. Então, acabei relendo esse (já que não lembrava a história com detalhes) e li, de uma só vez, os dois restantes.

Kamala Khan é uma muçulmana adolescente e que, logicamente, descobre ter super poderes. É uma super heroína relativamente nova no Universo Marvel, ganhando o manto da Ms. Marvel e que tem que mostrar os seus dias combatendo o crime. Foi uma leitura incrível e eu percebi o quanto gosto dessa personagem. Ela é bem representativa e girl power! Mas não se desesperem, contarei um pouco mais na resenha, assim vocês conhecerão com detalhes essa história.


E vocês, participaram de alguma maratona no Carnaval? Colocaram a leitura em dia? Fizeram algo de especial durante o feriado? Conte para mim nos comentários!

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Eu não faço TBR exatamente por nunca dar certo, então fiquei muito contente por você, imagino como isso deva ser gratificante. Amo Agatha Christie e nunca li esse livro dela, vou aguardar a resenha, quero ler também. E parabéns pela TBR.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi, Dani

    Eu participei sim de uma maratona. A que eu entrei era de um grupo no Facebook do qual participo e eu também li três livros.
    Não li nenhum desses que você leu e acho que se fosse para ler eu leria apenas o do King, não gosto nem da Agatha e nem de HQ! Hahahaha

    ResponderEliminar
  3. Oi Dani! Não participei de nenhuma maratona neste carnaval, que tirei pra descansar mesmo, lendo só de vez em quando.. Adorei muito a lista que você escolheu, primeiro que amo King e Agatha que também é minha autora favorita! Não sou muito de ler hq's, mas achei a escolha muito legal, mesmo porque é uma nova heroína no pedaço!
    Adorei!
    Bjoxx

    ResponderEliminar
  4. Oi Dani, gostei muito dessa TBR, ela é bem diferente das que eu já vi. Gostei muito das suas escolhas, apesar de não ler HQ, achei esses que você leu bem interessante. Também nunca li nada do King, tinha vontade de ler It, mas já viu o tamanho daquela bíblia?hahahahaha, mas até o fim do ano acho que pego algo dele para ler.

    Até a próxima. Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Dani!!!
    Eu lhe parabenizo por ter completado essa maratona, pois ainda ando falhando drasticamente nas minhas e um dia espero acabar com essa mania.
    Mas mesmo não participando de Maratonas tô curtindo essa fase de está conseguindo ler ao menos cinco livros no mês e gostando de conseguir isso.
    Eu nunca consegui ler nada do Stephen porque já vi várias adaptações que me deixaram apreensivas, imagina se leio o livro??

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Oi, Dani!
    Eu não costumo participar de maratonas porque sempre acabo flopando, ou lendo livros que não estavam na TBR, sou péssima nisso. Adorei suas escolhas, já li vários livros da Agatha, mas ainda não conheço M ou N? Gostei de saber que é uma boa leitura, vou colocar nas minhas metas.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderEliminar