Psicose, de Robert Bloch

6 de novembro de 2017


Quer saber o que eu achei de Psicose, o livro que deu origem ao filme icônico do Alfred Hitchcock?Então leia essa postagem completa!

Olá pessoal, tudo bom? Quando eu vi o lançamento desse livro, fiquei doida para ler e saber se seria diferente do filme. Eu demorei algum tempo para conseguir comprá-lo, mas valeu a pena pela edição belíssima. Então, na resenha de hoje eu contarei um pouquinho do que achei dessa obra.

Editora: DarkSide Books. Ano de Lançamento: 2013. Páginas: 257.
Skoob, Goodreads. Onde comprar: Amazon, Saraiva.

A Psicose mostrada em cores

Psicose, filme dirigido por Alfred Hitchcock em 1960, teve como base a obra de mesmo nome escrita por Robert Bloch. Mais de 50 anos depois, ainda é considerado um clássico do suspense e o livro não ficou para trás.

Marion Crane rouba dinheiro de seu chefe. Ela deveria depositar o dinheiro no banco, mas acaba fugindo com a pequena fortuna e pensando em como aquele dinheiro poderia ajudar o seu amado, assim eles enfim ficariam juntos. Porém, depois de viajar por várias horas, se depara com uma tempestade e acaba encontrando o Bates Motel

Bates Motel é um estabelecimento que o proprietário é um cara de mais de 40 anos que ainda vive com a sua mãe. Esta é uma controladora e tem uma paixão doentia por seu filho, Norman Bates. Marion Crane não sabe onde realmente está. Mal sabe ela que iria lhe acontecer e todo o desenrolar dessa história...
Acredito que todo mundo já conheça toda a história, sendo desnecessário, então, eu entrar em mais detalhes.

"Norman não gostava de se barbear por causa do espelho. Havia linhas curvas nele. Todos os espelhos pareciam ter ondas que feriam sua vista."

Apesar de já conhecer a obra através da sua incrível adaptação, a leitura não me impressionou menos. Com uma narrativa envolvente, nos encontramos dentro da cabeça de Norman e começamos a entender um pouco sobre sua personalidade. Após a morte da Marion (uma revolução para a época, já que não se tinha o costume de matar os protagonistas no meio da história), vários outros personagens são introduzidos e o desenrolar do mistério sobre o Motel vai ganhando forma através das investigações.

Com um final surpreendente para os que não conhecem esse clássico e somente 257 para se contar uma história impressionante, o autor não poupou detalhes sobre as mentes de seus personagens. Tendo como base a história de Ed Gein, um assassino dos Estados Unidos, o psicopata do livro (e sua psicose!) foram construídos ao longo da narrativa, nos mostrando a sua verdadeira face. 

É uma leitura indispensável para os amantes dos clássicos e de um bom suspense. Mesmo se você já assistiu o filme, o livro dá uma perspectiva diferenciada com a mudança de formato. É realmente espetacular e compensa o tempo que será gasto com a obra. Sem dúvidas se tornou um dos meus livros preferidos. 

Além disso, essa edição da Editora Darkside é linda! Capa dura, folhas amareladas e fonte de um ótimo tamanho para leitura. Detalhes bonitos a cada novo capítulo e fotos da adaptação cinematográfica de acordo com a parte retratada. Realmente uma edição para se ter na estante.

Nota: Uma curiosidade legal é que Hitchcock comprou os direitos do livro e recolheu todos os exemplares existentes no mercado, pois não queria que ninguém conhecesse o desfecho da história. Além disso, fez uma campanha para que ninguém chegasse na metade do filme: naquela época era comum os espectadores chegarem no meio do filme e assistiam até o final. Depois, ainda, ficavam até metade da outra sessão para assistir o seu começo. Com essa campanha, ele desestimulava essa ação para que aumentasse ainda mais a surpresa do final do filme.


Comentários
37 Comentários

37 comentários :

  1. Já assisti o filme o filme é de muito suspense, é um filme que deixa a pessoa grudada na história. O livro não é diferente tem muito suspense, é mais emocionante, fiquei bastante curiosa pelo livro que com certeza deve ser incrível, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Já assisti o filme o filme é de muito suspense, é um filme que deixa a pessoa grudada na história. O livro não é diferente tem muito suspense, é mais emocionante, fiquei bastante curiosa pelo livro que com certeza deve ser incrível, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ahahaha... Excêntrico Hitchcock!

    Sempre polêmico e cheio dos Mistérios... À propósito de Beates Motel, é uma boa obra! Curti assistir a série. E, apesar de minha paixão pelos filmes do mestre, não tenho o livro :( Vou procura-lo na próxima visita a uma livraria!

    ResponderEliminar
  4. Pensando aqui se ainda terei coragem de ler e assistir o filme um dia, hahahaha! Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Caraca não sei tenho coragem de assistir, sou muito cagona pra ver filmes de terror/suspense.. Mas como eu e meu namorado estamos nessa de ficar vendo filmes de suspense vou colocar esse na minha listinha! Beijinhoss!

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Esse livro é mesmo sensacional, ele é tão simples e ao mesmo tempo consegue passar tanto suspense, o filme acabei não vendo ainda, preciso tirar esse atraso

    ResponderEliminar
  7. Psicose é um clássico, mas eu não tenho coragem de assistir rs. Sou muito cagona!

    ResponderEliminar
  8. Eu vi o primeiro filme e alguns capítulos da série, ainda não tinha lido nada sobre o livro. Aparentemente ele vale a pena mesmo para quem nunca viu nada sobre Psicose. Gostei!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  9. Não vi a série, mas vi o filme que na época me deixou tipo, como assim? O que é isso? Pode existir pessoas assim? rsrs
    Hoje em dia já não é tão surpreendente, mas é um filme que eu nunca vou esquecer ... porque foi a primeira vez na vida que tive contato com a realidade dos psicopatas ...
    Bjs (•‿•)

    ResponderEliminar
  10. Oi!! Eu adorei Psicose é maravilhoso 😀 gosto de filmes com essa temática. A série também é excelente. ..
    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Eu adoooooro suspense, já assisti o filme e gostei, com o livro não seria diferente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Que interessante! Eu olhava Bates Motel, mas não sabia que existia um livro contando sobre a históis, que legal. Adorei seu resenha, parabens! Bjus

    ResponderEliminar
  13. Meu Deus que loucura rss Adoro suspense, sou viciada em séries de sespense e investigação criminal. Gosto desse tema, e não conhecia o livro e nem o filme. Feliz por conhecer pelo seu blog. Parabéns pelo post, viajei na leitura.

    ResponderEliminar
  14. Olá! O livro está na minha lista há um bom tempo, eu também acho essa edição maravilhosa e tanto o livro quanto o filme devem ser surpreendentes. Não sabia sobre essas curiosidades sobre o autor, achei até engraçado esse fato dele recolher os livros por conta do surpresa. Espero realmente ler em breve e me surpreender tanto quanto.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Apesar de ter assistido o filme e a série inspirada na obra eu ainda não li este livro e olha que quero muitão. Só posso dizer que pelo que vi na telinha o livro tem tudo para me conquistar, ainda mais com essas curiosidades citadas por você.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito da resenha, eu realmente não sabia que existia livro desse filme, já entrou em minha listinha de prioridades!

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito do fato de, além de trazer informações sobre o livro, sua resenha ter trazido também curiosidades sobre o filme. Esses detalhes são de uma preciosidade sem tamanho, pois acrescentam novas camadas ao que é dito. Não li o livro e, mesmo já tendo visto o filme, fiquei com vontade de o fazer depois de ler essa resenha!
    Abraços!!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  18. Eu não assisti o filme mas vejo muita gente falando dele e também do livro e que os dois são muito bons para as pessoas que gostam do estilo. Achei esse um ponto bem positivo pq em geral livros que viram filme ou vice versa eles perdem muito do contexto

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Ainda não li o livro, mas já vi o filme e, apesar de curtir a história, não fiquei muito interessada em fazer a leitura, pois sinto que falta alguma coisa nessa trama para me encantar, sabe? Entretanto, é um clássico que costuma agradar muitas vezes, além de ter uma edição maravilhosa.
    Adorei a resenha, mas vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Eu assisti ao filme a muitos anos e amei.
    Também assisti alguns episódios da serie, que não me prendeu tanto quanto esperava.
    Não sabia da existência do livro, amei a resenha e fiquei querendo ler.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  21. Super clássico né? O filme eu já vi, mas com certeza o livro é mais emocionante! É bem bacana sabermos o que tem na cabeça dele.

    ResponderEliminar
  22. Interessante sua indicação, não conhecia, achei bem legal de ler, vou procurar bjo

    ResponderEliminar
  23. Oiiii,


    Eu já ouvi falar muito dessa obra e seus derivados, mas não sou parte do todos que conhecem a história rs. É uma temática que não chama minha atenção, porque eu sou impressionada de mais para gostar de histórias de suspense, acabo ficando dias sem dormir e tals kkkk Mas gostei de saber que mesmo conhecendo a história pelos derivados o livro conseguiu te surpreender, porque é algo raro se apaixonar pelo livro mesmo sabendo seu desfecho. Adorei a capa, as edições da DarkSide são sempre incríveis e não da nem pra contestar a qualidade rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderEliminar
  24. Só assisti aos filmes e adorei o enredo e a originalidade da trama, mas nãos ei se a leitura em si me interessaria. Achei a arte grafica do livro maravilhosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Olá, eu passo essa dica dessa vez, nunca vi o filme, gostei da sua resenha .

    ResponderEliminar
  26. Oi.
    Não assisti o filme, mas assisti à primeira temporada do seriado. Parece que o enfoque é diferente, não?
    É um enredo que me atrai bastante, então ainda pretendo ler. E claro, ainda tem essa edição maravilhosa da darkside.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  27. Ola!!
    Psicose é realmente uma das historias mais conhecidas do mundo inteiro... mas, infelizmente, eu não tive coragem nem de ler e nem de assistir ao filme. So conheço aquela cena classica do chuveiro, sabe?
    A sua resenha está clara e direta, gosto bastante disso, mas infelizmente não é o tipo de livro pra mim.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderEliminar
  28. Oi,

    Eu li esse livro há uns dois anos e foi uma leitura maravilhosa. Além de amar o filme, foi muito bom poder LER ahistória, que é um clássico. Fico feliz que adorou a leitura :)

    beijos!

    ResponderEliminar
  29. Oi,
    li uma resenha desse livro a algum tempo e descobri sobre suas adaptações, acabei começando a assistir a série mas não curti muito e acabei abandonando nos primeiros episódios, no entanto ainda tenho curiosidade de pegar o livro para ler, já que sou muito mais leitora que telespectadora, acredito que funcionará muito melhor pra mim assim.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderEliminar
  30. Oi!
    Eu ganhei esse livro em um sorteio mas sempre vou adiando a leitura, acho que em 2018 preciso largar a mão de ser tão enrolada e lê-lo logo, até porque nem o filme eu conheço direito rsrsr
    Ótima resenha, com certeza me estimulou a vontade de ler ele logo

    ResponderEliminar
  31. Quando esse livro foi lançado eu fiquei suuuper empolgada, querendo ler ele logo, mas como era muito caro pra mim o tempo foi passando... eu não consegui comprar... a empolgação passou... e eu não o li até hoje! haha Mas ainda quero resolver isso. O filme eu já assisti, e comecei a ver o seriado Bates Motel, só não fui pra frente porque a atuação de alguns atores me incomodou demais ao longo dos episódios. Mas é uma ótima dica, a DarkSide sempre arrasa mesmo.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Apesar de ser uma obra famosa, não conheço essa história totalmente, nunca assisti o filme na íntegra e nem fiz a leitura, não me sinto confortável com o gênero. Mas admito que fico muito curiosa sabendo que trata-se de um enredo impressionante e surpreendente.

    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Olá novamente. Eu ainda passo a dica tanto do filme quanto do livro, eles não me chama atenção em nada. Não é algo que eu vá querer ler e assistir.

    ResponderEliminar
  34. Eu tenho essa edição, na verdade tive as 2, mas me desfiz da paperback. Eu vi o filme várias vezes antes de ler o livro e confesso que quando comecei a ler fiquei com receio de não gostar, afinal o filme é fantástico. Mas qual nada, o livro é ainda melhor e mesmo sabendo o final de cor, o livro me surpreendeu. Sem dúvida é uma excelente leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderEliminar
  35. Se eu te falar que esse é o meu clássico favorito tu acredita? Foi exatamente por essa mudança de escrita do Bloch que tudo mudou na literatura e pelo tio Hitch o avanço foi para as telonas. Se tu gostou desse deve ler o livro Hitchock que conta como foi a produção do filme Psyco que é de arrasar. A edição da Dark é linda, pretendo comprar a de capa dura.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderEliminar
  36. Amei esse livro, mesmo já sabendo o final. Adorei saber mais sobre essa história tão interessante (pouco explorada no filme).

    Toca da Lebre

    ResponderEliminar