Cem Gramas de Centeio, de Agatha Christie

13 de novembro de 2017


Quer saber o que eu achei de Cem Gramas de Centeio, romance policial da Agatha Christie? Então confira essa postagem! 

Agatha Christie é, sem dúvida, a minha escritora favorita. Por isso, sempre que posso, leio uma de suas obras e me encanto com a sua genialidade. Não é a toa que ela leva o título de Rainha do Crime, né? Então hoje você pode ler a minha resenha de Cem Gramas de Centeio, mais uma investigação que conta com a ajuda de Miss Maple, em uma edição maravilhosa da Editora Nova Fronteira!

Editora: Nova Fronteira. Ano de Lançamento: 2015. Páginas: 232.
SkoobGoodreads. Onde comprar: Amazon, Saraiva

Intrigas familiares e uma torta de melros

Rex Fostescue começa o seu dia como todos os outros: bebendo uma xícara de chá que sua linda secretária, srta. Grosvenor, lhe serviu. Poucos minutos depois, passa mal e uma comoção começa em seu escritório, pois os funcionários não estavam preparados para tal eventualidade. Inspetor Neele é chamado para investigar a situação enquanto o sr. Fostescue ainda está hospitalizado. Porém a fatalidade atinge naquela mesma manhã: Rex morre e a suspeita é de assassinato por envenenamento!

Tentando entender como, por quê e por quem, o inspetor Neele possui uma alta lista de suspeitos entre familiares e funcionários. Algumas teorias caem por terra quando outras duas pessoas morrem e agora a trama está ainda mais complicada. Enquanto ainda tenta montar esse quebra-cabeça muito difícil, o Chalé do Teixo, casa do Sr. Fostescue, recebe uma visita inesperada: Miss Maple.

A adorável Miss Maple conhece uma das vítimas e rompe no local de investigação para tentar ajudar no caso. Com intrigas familiares antigas vindo a tona e com seu próprio modo de averiguar o que aconteceu, essa senhorinha tenta solucionar esse crime brutal. Ela, com o auxílio de uma canção infantil, consegue conduzir para o desfecho da história.

"Reparem que canção mais singela:
Com cem gramas de centeio
E vinte melros de recheio
Basta fechar a panela
E esperar que se ponham a cantar
Uma torta tão bonita não faria o rei vibrar?
Enquanto ele no escritório, o dia inteiro,
Pensa só em ganhar dinheiro,
A rainha na sala sozinha
Come o pão com mel que lhe trazem da cozinha.
A criada, no quintal, estende a roupa, feliz,
Até que um passarinho safado lhe morde o nariz."

Mais uma incrível história escrita por Agatha Christe. Como sempre ela cria um romance policial de alto nível, com emaranhados que se interligam no final de uma maneira inesperada por mim. Coordena uma trama que dá diversas pistas, mas que eu não tive a capacidade para desvendar o mistério e descobrir a pessoa culpada pelos crimes.

Os personagens são construídos de maneiras distintas, porém que se complementam e ajudam a elaborar um livro brilhante. Possui uma narrativa em terceira pessoa que auxilia a leitura e nos transmite para a história que está sendo contada. Nos mostrando, então, diversos pontos de vistas e ajuda a entender melhor o que de fato está acontecendo.

Concluindo: esse é mais um livro fantástico que só a Rainha do Crime poderia escrever. Isso só aumenta a minha vontade de tentar ler todos os livros que ela publicou em vida e me deliciar com mais aventuras com os melhores detetives do mundo! Se você gosta desse tipo de livro, não pode deixar de colocar essa obra em sua lista, pois vale a pena.

O livro, publicado pela Editora Nova Fronteira, teve uma nova edição criada especialmente para um box da escritora Agatha Christie. As folhas são amarelas, mas finas e a capa é dura. As ilustrações da capa são lindas e o box é feito com material de qualidade (não vai amassar por qualquer coisa). Ou seja, é realmente é maravilhoso!


Comentários
44 Comentários

44 comentários :

  1. Algum dia inda terei toda essa nova coleção de livros de Agatha, essa novas edições são lindas!

    ResponderEliminar
  2. Oi.
    Quero muito todos os box dessa coleção!
    Minha mãe tem uma coleção, incompleta, dos livros da autora, e eu li durante a adolescência. Lembro que amava os livros dela, mas não lembro direito do enredo.
    Pretendo completar a coleção e ler todos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Esta coleção esta demais já vi em vários blogs e com certeza o próximo será o meu a escrita de Agatha é maravilhosa

    ResponderEliminar
  4. Sou mega apaixonada pelos livros de Agatha Christe, li este a muito tempo atrás e a sua resenha me trouxe a nostalgia e vontade de reler.
    Vou procurar este box na black friday, o livro está lindo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. oi!
    Eu sou uma grande fã dos livros de AGATHA CHRISTIE :D ela é uma excelente escritora.
    bjo

    ResponderEliminar
  6. Não sou muito fã de ler livros, mas confesso que fiquei interessada ♥ Adorei o post! Beijinhoss

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante esse livro, fiquei curiosa bjo

    ResponderEliminar
  8. Invejinha branca! kkkk... Quero muito esse! Miss Maple é o tipo de personagem que costuma me encantar! Parabéns pela resenha! Está magnífica!

    ResponderEliminar
  9. Eu amo ler e acho quase uma calúnia eu nunca ter lido um livro da Agatha Christie. Achei a resenha legal e tô pensando em comprar esse título pra ler. Um beijo!

    ResponderEliminar
  10. Que lindo menina, esse livro! Fiquei super curiosa para saber um pouco mais sobre ele. Bjus!

    ResponderEliminar
  11. oieee
    gente vi essas obras pessoalmente na livraria e amei, já li algumas obras dela mas faz muito tempo e to louca para me atualizar com essas obras

    ResponderEliminar
  12. Preciso procurar tempo pra lê um livro, já gostei da dica.

    ResponderEliminar
  13. Oi!
    A Rainha do Crime,como não amar?
    Não conhecia essa obra,mas fiquei muito interessada.Ja li Morte no Nilo,já leu?É muito bom e super recomendo é como sempre nunca sei quem é culpado.
    Espero que consiga completar a coleção dessa escritora maravilhosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Menina, na minha lista de livros para comprar no blackfriday estão vários dessa autora, já ouvi falar muito bem da escrita dela e claro que estou curiosa para ler, vou dar uma olhada se esse está muita lista :)

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia a autora, e com certeza são otimas recomendações

    ResponderEliminar
  16. Oi. Nossa, acabei de vir de uma resenha que também fala da Agatha. Eu estou louca pelos livros dela. E esse box que você citou é a coisa mais linda. Espero que a BF me ajude a comprá-lo. Essa história não conhecia e sua resenha me deixou suoer curiosa.
    Amei sua resenha e suas fotos lindas. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
  17. Já li vários livros da Agatha !!! Esse ainda não. Gostei muito da resenha e já coloquei esse livro na minha lista.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderEliminar
  18. Oii!!
    Adoro os livros da Agatha! Tenho vários e este é um deles. Gostei da sua resenha, esse livro eu ainda não li. Nós sempre somos surpreendidos no livro dela, quando vc acha que já foi solucionado o crime, vc está muito enganado. Recomento ler outras obras dela, pq vale muito a pena. O meu preferido é "Assassinato no expresso do oriente".
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Oie, tudo bom?
    Eu tentei ler o Assassinato na biblioteca mas achei a leitura massante! Depois disso abandonei e nunca mais tentei ler nada dela. Mas adorei sua resenha, e quase certeza que tenho essa obra em casa, então posso dar uma chance a leitura ^^

    ResponderEliminar
  20. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora mas sou muito curiosa, vejo várias pessoas falando bem de suas obras. Fiquei muito curiosa com sua resenha, acho que vou começar com esse, rs.

    ResponderEliminar
  21. Eu sou fã da Agatha, ela é mesmo uma rainha... comecei por não sobrou nenhum e depois disso não parei mais de ler os livros dela. como são muitos ainda não li este que você resenhou, mas já vou colocar-lo na minha listinha...

    https://diariodemaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Olá!
    Até hoje, li apenas um livro da Agatha e curti muito a escrita da autora. Achei cativante, envolvente e difícil de descobrir o que aconteceu, sabe? hahha
    Ainda não conhecia esse título da autora, mas fiquei intrigada com ele, principalmente por você ter dito que os personagens são construídos de maneiras distintas, acho essa dinâmica interessante.
    Espero que a oportunidade de ler os livros da autora surja logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    A cada nova resenha que leio sobre os livros da autora só cresce minha curiosidade em ler algo dela, adoro livros de romance policial, ainda não havia ouvido falar nesse, mas com essa premissa fiquei doida querendo ler e quem sabe descobrir antes do fim o que anda acontecendo nessa vizinhança para alguns estarem morrendo. Dica anotada! Espero ler logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Amo muito a escrita da Ágatha. Inclusive eu li um livro dela que me causou arrepios. Ela tem essa sagacidade na escrita eeveza no espírito. Só pode..

    ResponderEliminar
  25. Olá! Curti a resenha, a autora tem mesmo esse dom de atiçar a curiosidade, não? rsrs Pelo menos foi o que senti quando peguei esse livro pela primeira vez.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  26. Aquele momento vergonha eterna: nunca li nada da Agatha Christie, mas não foi por falta de indicações ou curiosidade. Faltou a oportunidade mesmo. Mas quero mudar isso o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Nossa, tenho um box da Agatha na minha estante e não li até hoje. Que vergonha.. achei essa ediçao linda e já quero mesmo sem ler rs, Um dia consigo encaixar para ler e e ai a lista de compras vai aumentar. Bjs, Tell me a Book

    ResponderEliminar
  28. Os livros dela sao muit bons, né? Fiquei com vontade de ler esse também.

    ResponderEliminar
  29. Oi!
    Nossa, essa edição novo pro box ficou lindona mesmo né? Se eu não me engano, Cem gramas de centeio era o meu livro preferido da Agatha quando estava na escola porque eu adorava a Miss Marple. A escrita dela é tão fluída, os cenários tão bem contruidos... <3 Agatha é sem dúvida nenhuma uma das melhores escritoras de todos os tempos.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  30. É sempre bom encontrarmos a resenha de livros da rainha do crime, esse é um dos livros que ainda não li da autora e parece ser uma ótima pedida, eu gosto mesmo das edições dos sebos dela, já encontrei várias cartas dentro da obra, ótima resenha e adorei os mistérios, parece ser uma leitura viciante e cheia de reviravolta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Agatha Christie é realmente a rainha para livros de mistério, né? Não li esse, mas achei a história interessantíssima.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  32. Oi.

    Sempre que vou no sebo vejo esses livros da autora. Mas nunca comprei nenhum. Vivo recebdi dicas de pessoas pedid o que eu Leia algo dela, meu namorado você me dizendo para ler algum livro, mas eu sempre fuco deixando para depois. Vou tentar ler algo da autora no próximo ano. Vou clicar alguns livros dela na minha meta para 2018.

    ResponderEliminar
  33. oii tudo bem ?

    eu gosto muito dos livros da Agatha Christie estou ate mesmo montando um projeto :P
    essa capa e linda gostei bastante.

    bjjjs

    ResponderEliminar
  34. Estou querendo retomar um projeto que comecei a participar da Agatha Christie, e um dos motivos são estes poucos livros que não li dela. Gostei muito do enredo.
    bjs Rose.

    ResponderEliminar
  35. Olá, tudo bem? Caramba, que tudo esse livro! Fiquei mega empolgada para lê-lo, depois de ler tua resenha. Sempre quis ler algo da autora, porém ainda não tive oportunidade. Preciso mudar isso!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  36. Olá!

    Não conhecia esse, mas se é da Agatha, já quero! Ando meio afastada dos romances policiais, mas sempre que possível estou lendo um. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  37. Olá!
    Eu nunca li nada da Agatha. Tenho curiosidade pra conhecer sua escrita e gostei bastante da proposta desse livro.
    Espero um dia ter oportunidade de pegar pra leitura.
    Ahh essa capa é lindíssima.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  38. Olá!
    A Agatha Christie é uma autora muito elogiada, mas infelizmente eu ainda não conheço sua escrita. Leio muitas resenhas dos seus livros e fico encantado com tamanha genialidade além de belíssimas edições.
    Espero ter contato com seus livros logo, logo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  39. Mais uma resenha da Agatha pra eu comentar? Acho que isso é um sinal do universo me dizendo que eu preciso logo começar a ler essa mulher ahaha
    Ouço muito falar da Agatha e inclusive tenho até um livro dela na minha instante (que foi roubado de uma amiga rs, quem nunca?) porém ainda não li, mas está na minha lista de leitura faz um tempinho e acho que finalmente vou começá-lo.
    Adorei a resenha e seu blog é lindo, parabéns <3

    ResponderEliminar
  40. Eu acho lindas as edições de capa dura da Agatha, e essa está arrasando.
    Não lembro de ouvir falar dessa obra, mas já vai pra lista. Quero ler muito as obras dela.
    Comprei uma box e veio Assassinato no expresso do Oriente. Infelizmente ainda não li,mas fiquei super feliz com o livro. Estou ansiosa pela leitura.
    Beijos <3

    ResponderEliminar
  41. Olá, tudo bem?
    Que edição mais linda e fotinhas mais lindas aindas... #ameidemais
    Confesso que não tinha ouvido falar dessa obra ainda, mas já estou curiosa e com certeza vai p/ lista. Obg pela dica.
    Os Segredos dos Livros

    ResponderEliminar
  42. Oi tudo bem? Acredita que eu nunca li nada da autora? Pois é, eu tenho uma amiga que adora a autora e agora fiquei com vontade de conhecer alguma obra da autora
    Bjs

    ResponderEliminar
  43. Agatha Chritie é diva, a mulher tinha o dom da escrita e os livros dela que li sempre me impressionei com a capacidade criativa e ficava pensando o quão inquieta era a mente dessa escritora, decididamente ela é a minha preferida no gênero romance policial.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderEliminar
  44. Olá, sou super suspeita pra falar quando o assunto é a rainha do crime...Agatha consegue como ninguém prender a atenção do leitor e deixa-lo com aquela expectativa até a última página.

    Das obras dela, essa é uma que ainda não li, mas já tenho na estante. Essas edições encantam os olhos de qualquer um <3


    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderEliminar